SIGA A CÂMARA

Aprovado primeiro Projeto de Lei Legislativo Mirim


Data: 21/10/2015

Na quarta-feira (1510), às 09h30, foi realizada a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores Mirins de Pomerode. Antes do início da Sessão, a assessora da Câmara Mirim, Cleide Rauber, organizou uma reunião com os Parlamentares Mirins. Na ocasião, os jovens analisaram as respostas que receberam do prefeito municipal, em relação aos seus Requerimentos anteriores. “Dialogamos sobre a necessidade da divulgação dos requerimentos e suas respostas nas escolas; acompanhamento das eleições nas escolas, para a Câmara Municipal Mirim de 2016; os usuários da tribuna livre para esta Sessão e, para a próxima, todos estão inscritos. Os assuntos pendentes para requerimento devem ser apresentados na próxima e última Sessão”, explicou Cleide. Na ocasião foi marcada visita para APAE e Pommer Heim como forma de estímulo ao voluntariado, assim como agendada uma visita histórica para a ilha de Anhatomirim, em Florianópolis.

Após, os estudantes participaram de uma reunião com a secretária de Educação e Formação Empreendedora, Joanha Wahholz, que a convite da Câmara Mirim, falou sobre a Lei Municipal nº 2634/2014, que cria o Programa Escolar de Estímulo ao Voluntariado. Estiveram presentes também, os vereadores Marcos Dallmann e Letícia Tribéss Volkmann (autora da Lei). “Como ponto de partida se fará em conjunto, uma visita à APAE e ao Pommer Heim, para discutir a aplicabilidade da lei e sua posterior regulamentação”, frisou a secretária de Educação.  

Respostas do Executivo em relação aos Requerimentos

- Requerimento nº 23/2015, de autoria da Vereadora Mirim Elen Vieira Fernandes, que requer ao Executivo que solicita duas mesas de Ping Pong para a Escola Professor Vidal Ferreira. O Executivo informou que dentro de dois meses a solicitação será atendida. 

- Requerimento nº 22/2015, de autoria do Vereador Mirim Gabriel Eduardo Lima, que solicita ao Executivo, sinalização próxima à Escola Professora Noemi Vieira de Campos Schroeder e abrigo de ônibus na Rua dos Atiradores. Em resposta, o Município informou que a Gerência de Trânsito, após vistoria “in loco” constatou a existência de sinalização R-19 de 40 Km/h e A-33 na Rua dos Atiradores e na Rua Vale do Selke Pequeno. Quanto às faixas elevadas, a legislação vigente inviabiliza a construção por se tratar de via não pavimentada. Para a implantação do abrigo de ônibus o setor de Obras está analisando quanto à disponibilização orçamentária.   

Início da Sessão Ordinária Mirim 
Dando sequência as atividades, foi dado o início da Sessão Ordinária Mirim, que contou com a presença do presidente da Câmara, Amarildo de Silva, do vereador Marcos Dallamnn e das parlamentares Letícia Tribéss Volkmann e Karin Hoeft, do secretário de Governo, suplentes, familiares, comunidade e imprensa. 

ORDEM DO DIA 

Primeiro Projeto de Lei Mirim aprovado 
Aprovado por unanimidade, em única discussão e votação, o Projeto de Lei Legislativo Mirim Nº 01/2015, de autoria da Vereadora Mirim, Yasmin Rahn, que dá denominação de “Ginásio de Esporte Professor Christiano Frahm” para a quadra coberta anexa à Escola Básica Municipal Dr. Amadeu da Luz. De acordo com a autora, a quadra coberta da Escola Básica Municipal Dr. Amadeu da Luz, se pretende dar a denominação de Prof. Christiano Frahm, em razão de sua extraordinária história de vida e sua identidade com a comunidade no qual se instala o ginásio esportivo em questão. “Christiano Frahm nasceu em 14 de setembro de 1928, em Pomerode, filho de Hugo Frahm e Emma Frahm, nascida Gustmann. Casou-se com a Sra. Amanda no dia 21 de março de 1957. Iniciou seus estudos com 09 anos de idade, na antiga Escola Amadeu da Luz, sendo seu primeiro professor chamado Fritz Probst. Estudou durante o período em que estava acontecendo a 2ª Guerra Mundial, onde era proibido falar a língua alemã. Em abril de 1949 começou a lecionar, mas sua portaria de nomeação chegou somente no mês de maio. Trabalhou para o município de Blumenau na época durante nove anos, sete meses e vinte e um dias. Naquele tempo, Christiano Frahm recebia a visita de inspetores de Blumenau que vinham fiscalizar o andamento dos trabalhos com os alunos. Após a emancipação do município de Pomerode, em 1957, o Professor Christiano Frahm foi alfabetizar os alunos da Escola Municipal Dr. Bonifácio Cunha e onde lecionou por mais 24 anos. Naquele tempo o professor fazia várias tarefas como cozinhar, limpar as salas, arrumar o jardim entre outros afazeres, mas sempre os alunos o ajudavam. Aposentou-se no ano de 1981 e, além de sempre ter exercido a profissão de professor, Christiano Frahm também lecionava a doutrina na Igreja Luterana aos sábados à tarde. Sob estes argumentos e com fulcro no artigo 41 do Regimento Interno da Câmara de Vereadores Mirim, estou colocando este Projeto de Lei Mirim para apreciação e deliberação do Plenário”, defendeu Yasmin Rahn. 

Instalação de bebedouros e substituição do ar condicionado
Aprovado por unanimidade, o Requerimento Mirim nº 24/2015, de autoria do Vereador Mirim, Adiel José de Mello, que solicita ao Executivo, a instalação de bebedouros de água no ginásio de esportes da referida instituição de ensino; e a substituição do ar condicionado localizado na sala de aula do 9º ano “2”, uma vez que o ar condicionado ali existente se encontra estragado. “É notória a importância e relevância que a Escola de Educação Básica Municipal Prof. Curt Brandes tem para a nossa cidade. Todavia, para que a mesma continue a prestar educação pública de qualidade, é necessário que o Executivo Municipal providencie estes reparos. Ademais, solicito que o Executivo Municipal providencie o deslocamento de caminhões pipa para, até duas vezes ao dia, molhar a parte não pavimentada da Rua Dr. Wunderwald, no Bairro Wunderwald. Tal medida visa preservar a qualidade referida da via e, assim, garantir a segurança de todos que transitam pela mesma”, justificou  o estudante.

Próxima Sessão Ordinária Mirim 
A próxima Sessão Ordinária Mirim será realizada no dia 11 de novembro de 2015, às 15h. 

 


Fotos