SIGA A CÂMARA

Realizada sessão de posse e instalação da Legislatura da Câmara de Vereadores Mirins - 2016


Data: 23/03/2016

Na terça-feira (22/03), foi realizada Sessão Solene de posse e instalação da décima segunda Legislatura da Câmara de Vereadores Mirins, nos termos do seu Regimento Interno. Fizeram parte da mesa, os vereadores em sua totalidade, a representante da Secretaria Municipal de Educação e Formação Empreendedora, Angelita Silvane de Pin Shorz, o prefeito Municipal, Rolf Nicolodelli, além dos vereadores mirins e suplentes. Presentes também pais, diretores das escolas, professores e imprensa. 

Pronunciamento do Presidente da Câmara, Claus Krahn:
Não posso deixar de registrar mais uma vez que o projeto da Câmara Mirim se mostra vitorioso em todos os aspectos desde a sua criação, o que nos deixa felizes porque demonstra que os objetivos traçados foram alcançados, envolvendo de forma cívica e democrática a população escolar de nosso Município, processo que esta Casa busca aprimorar constantemente. Diria ainda mais. Este projeto superou todas as expectativas iniciais, tanto que alcança a sua décima legislatura. O projeto da Câmara Mirim tem um conteúdo pedagógico e cívico que pretende levar aos escolares as noções básicas sobre o Poder Legislativo Municipal. E mais ainda, buscamos envolver os estudantes na vida comunitária estimulando sua participação cívica, desde o início do processo eleitoral, através de um organismo interno que tem a mesma estrutura da Câmara de Vereadores oficial. Na Câmara Mirim os vereadores mirins, uma vez por mês realizam sua sessão ordinária, que acontece da mesma maneira que as sessões da Câmara oficial, nos termos do seu próprio Regimento Interno. É interessante ressaltar que nessas sessões os vereadores mirins apresentam proposições e projetos de lei, que terão o acompanhamento da Secretaria Geral, da Assessoria Legislativa e Jurídica, e que seguem a mesma tramitação das proposições oficiais. Após a aprovação, são encaminhados à Câmara de Vereadores oficial, que homologará os projetos de leis e requerimentos aprovados, encaminhando-os ao Poder Executivo e ou ao órgão competente. Com isto se pretende despertar nos adolescentes, uma participação consciente e efetiva na vida comunitária, para que desde cedo aprendam a exercer seus direitos de cidadania, principalmente para entender o processo eleitoral, valorizar o voto, e a importância da representatividade popular, que no caso é da população escolar. E acima de tudo, despertar responsabilidades comunitárias. Sabemos que nosso sistema eleitoral e político estão superados, pois atualmente os partidos são dominados por grupos que buscam realizar seus objetivos próprios, sem atender as necessidades do povo. A população precisa aprender a valorizar o seu voto, e para isso, o melhor caminho é através da educação, o que vem a ser um dos objetivos deste processo.  Na qualidade de presidente da Câmara Municipal, sinto-me feliz e honrado em poder presidir esta solenidade tão significativa num momento em que o Brasil passa por dificuldades em vários setores, de onde espero que possamos tirar grandes exemplos que nos conduzam a verdadeiras mudanças políticas e cívicas. Pois, o nosso empenho na restauração dos valores éticos é indispensável, e a Câmara Mirim é um grande passo para conquistar este objetivo.

Mensagem ecumênica e instalação da Legislatura
Em seguida, foi realizada mensagem ecumênica proferida pelo Pastor Adelsir Sturzbecher. Após, os vereadores mirins eleitos - titulares e suplentes – participaram do ato solene de diplomação. Dando continuidade, os vereadores mirins titulares, realizaram o juramento, em ato oficial, que obedece ao mesmo ritual do compromisso prestado pelos vereadores oficiais, na forma do que estabelece o Regimento Interno da Câmara Municipal Mirim. Diante do juramento prestado, foi declarada empossada a décima segunda Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores Mirins de Pomerode para a legislatura de 2016.

Segue mensagem proferida pelo Pastor Adelsir Sturzbecher
Este é um momento especial, sendo um projeto que está dando certo. Desde o momento em que eu fui convidado para uma fala aqui na tribuna, para este momento especial, me veio à cabeça uma pequena história, que eu creio que venha a contribuir para estes jovens empossados: 
Num bairro muito pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Ela frequentava a escola local. Sua mãe não tinha cuidado e a criança quase sempre se apresentava suja. Suas roupas eram velhas e maltratadas. Até um dia em que um professor penalizou-se com a menina. Como uma garota tão bonita pode vir para a escola tão mal arrumada? Separou algum dinheiro de seu salário e, embora com dificuldade, lhe comprou um vestido novo. A garotinha ficou ainda mais bonita no seu vestidinho azul. Quando a mãe viu a menina naquele vestido azul, sentiu que era lamentável que sua filha, vestindo aquele traje novo. Fosse tão sujinha para a escola. Por isso passou a lhe dar banho todos os dias, pentear seus cabelos, cortar e limpar as suas unhas. Depois de uma semana, o pai falou: “Mulher, você não acha uma vergonha que nossa filha, sendo tão bonita e bem arrumada, more em um lugar como este, caindo aos pedaços? Que tal ajeitar a casa? Nas horas vagas vou pintar as paredes, consertar a cerca e plantar um jardim”. Em pouco tempo a casa da garotinha destacava-se na pequena vila pela beleza das flores que enchiam o jardim, pela limpeza, pelo capricho de seus moradores com seus pequenos detalhes. Os vizinhos ficaram envergonhados por morar em barracos feios e resolveram também arrumar suas casas, plantar flores, usar pintura, água e sabão, além de criatividade. Logo, o bairro estava transformado. Um homem que acompanhava os esforços e as lutas daquela gente achou que eles bem que mereciam um auxílio das autoridades. Foi ao prefeito e expôs suas ideias e saiu de lá com autorização para formar uma comissão para estudar os melhoramentos que seriam necessários no bairro. A rua de lama foi substituída por asfalto e calçadas de pedra. Os esgotos a céu aberto foram canalizados e o bairro ganhou ares de cidadania. Tudo começou com um vestidinho azul. Não era a intenção de o professor consertar a rua, nem criar um organismo que socorresse o bairro. Ele fez o que podia apenas a parte que lhe cabia. Qual será a parte de cada um de nós? Será que basta apontar os buracos da rua, reclamar dois erros do vizinho e cuidar apenas do portão de dentro? É difícil mudar o estado total das coisas. É difícil varrer toda a rua, mas é fácil varrer a nossa calçada. É difícil modificar o bairro, mas podemos começar pela nossa casa, deixando-a mais bonita. É difícil reconstruir o planeta, mas é possível dar um vestido azul. 
Após, o Pastor Adelsir Sturzbecher dirigiu a benção de Deus e deixou uma mensagem de Quaresma a todos os presentes. 

Pronunciamentos:

Vereadora mirim, Fernanda Reif Raduenz:
Saúdo a todos e é com grande alegria que agradeço por estarem aqui nos apoiando no início desse novo desafio que nos foi lançado e o aprendizado que obteremos a partir dele. Hoje, tomaremos posse do nosso cargo de vereadores mirins, o que nos engrandece muito, traz novas responsabilidades e deveres a cumprir. É muito satisfatório poder representar, diante de toda a cidade, as nossas escolas, bairros, e seus moradores. E também, muito relevante entender como funciona uma Câmara de Vereadores, que é um dos três poderes constituídos no Município. Para nós, tudo é novo e diferente e estamos muito ansiosos e empolgados para aproveitar o que nos for apresentado nessa nova experiência, que por nós foi merecidamente alcançada. Inicialmente não queremos prometer nada, mas afirmamos que iremos dar o melhor de nós para tudo o que fizermos, como dissemos aos nossos colegas, que depositaram sua confiança em nós e nos elegeram, assim queremos responder a altura. Quero, ao assumir esse compromisso, agradecer a todos que em nós votaram, também a nossa família que nos apoiou e vai continuar apoiando, juntamente com os professores e diretores das escolas e, acima de tudo, com os colegas que conosco disputaram as eleições, pois eles foram muito importantes na participação desse processo democrático, em que cada um esteve livre para escolher em quem confiar para este cargo. Assim, queremos cumprir nossa parte praticando a cidadania que nos foi ensinada e fortalecer a democracia, o que é um dever de todos nós. Mais uma vez, quero agradecer em nome de todos os vereadores mirins, a confiança que nos foi colocada, a oportunidade de aprendizado e também de participar da democracia de nossa cidade. E que possamos ser todos justos e merecedores do cargo que recebemos. Quero terminar agradecendo também às ilustres senhoras vereadores e aos senhores vereadores da Câmara Municipal de Pomerode, dos quais esperamos suporte no decorrer de nossa legislatura, e que nos prestigiem nas sessões. Obrigada.

Líder do PMDB, vereador Marcos Dallmann:
Vendo vocês aqui, nesta Casa Legislativa, lembro-me da minha época, quando ainda não existia este projeto. Com o meu pai eu assistia as sessões da Câmara, isto na época ainda no espaço da Prefeitura Municipal. Lembro como observava um por um, e pela minha cabeça passava que jamais eu chegaria a este lugar. Numa idade de muitas dúvidas. Quem e como quero ser? É a livre escolha de cada um de vocês. Mas lembrem, que cada escolha feita, não só na vida pública, mas também na vida profissional e pessoal, é o reflexo do resultado final. Então, pensem bem, qual o objetivo que vocês querem atingir. Depende de cada um de vocês. Por esta razão, colegas vereadores mirins, pais, professores e comunidade, com o projeto Vereador Mirim, os jovens, muito antes de atingirem a idade legal para exercer seu direito de votar e ser votado, já exercitam a cidadania. Aprendem na prática como funciona a Câmara Municipal, vivenciam como se desenvolvem as relações entre o poder público e a comunidade e podem avaliar o papel do vereador e sua importância. Como se fosse brincar de adulto, mas como adulto ainda mirim. Como numa sessão ordinária da Câmara, os nove Vereadores Mirins, estudantes de 5ª a 8ª séries, escolhidos e eleitos por suas escolas, defendem suas posições, fazem discursos, polemizam questões, fazem pedidos em prol da comunidade, e efetivamente, votam seus projetos com todas as normas e regras de uma sessão ordinária. O Projeto Vereador Mirim têm por objetivo contribuir para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender, inovar e transformar politicamente a realidade. Diante da conjuntura política atual, as crianças e jovens não estão mais conseguindo estabelecer o vínculo da cidadania, tendo uma visão distorcida do processo político ideal. Somente com a criação de uma nova consciência, através da promoção do inter-relacionamento entre alunos, escolas e comunidade, podemos estabelecer um novo conceito de administração pública, baseado num contexto de competitividade, representatividade, responsabilidade e moralidade. A participação no desenvolvimento de nosso Município é responsabilidade de todos e, para tanto, esta é a oportunidade para que os estudantes de nossas escolas representem seus ideais e exponham suas expectativas para um futuro não muito distante.  

Líder do PP, vereadora Karin Raduenz Hoeft:
Tenho aqui a missão de expressar o meu sentimento e de minha bancada nesta Casa, bem como de meu partido, e em nome também do vereador Amarildo da Silva. Em todos os povos do mundo, em todas as épocas da humanidade, o que se espera de uma nova geração é que ela aprenda os ensinamentos dos mais velhos e siga os passos daqueles que já trilharam muitos caminhos. Os pais esperam dos seus filhos que os escutem e ponham em prática, o que eles lhes ensinam. Os professores se orgulham dos alunos que os seguem. E nós, como vereadores, vemos em vocês hoje, a renovação e a esperança renascendo. O Conhecimento não é somente assimilar passivamente um saber, um conteúdo, um objeto. Admitimos a ideia de que devemos partir de algo, mas para que haja conhecimento deve ser transformado, repensado, ter que adquirir novo significado e ser reelaborado. Podemos fazer isso em conjunto, com outros indivíduos, mas cada um, individualmente, precisa contribuir com sua parcela de intelectualidade e de ação, como estamos aqui fazendo com este projeto exemplar, ao instigar nestes jovens o sentimento de cidadania, de moral e de senso político. Destaco aos jovens e familiares aqui a seguinte metáfora, que serve em muito para o diferencial de cada um: Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. A diferença está no que eles fazem com o que têm. Você já possui a matéria-prima para o sucesso e a realização. Você possui o necessário para atingir a grandiosidade em tudo que você quiser. Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias. Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que você. Mas é você quem deve fazê-lo acontecer, e é quem tem que assumir o compromisso e fazer o que for necessário para atingir a grandiosidade de que é capaz. Nesse ano necessitamos fortalecer nosso espírito para que os objetivos almejados em nossos projetos sejam alcançados com sucesso. E nesta caminhada, precisaremos de perseverança, senso de compromisso, dedicação, entrosamento e responsabilidade. Com estas singelas palavras, damos as boas vindas e desejamos um ano legislativo de comprometimento e ressignificação de valores sociais e educacionais aos Vereadores Mirins.

Representante do PSDB, vereador Rafael Pfuetzenreiter:
Em nome da bancada do PSDB, parabenizo todos os vereadores mirins que nesta noite são diplomados e empossados para o mandato de 2016. Vocês estão tendo uma enorme chance de aprendizado de civismo (algo pouco praticado pela cultura brasileira), participaram de uma eleição democrática (uma conquista recente de nosso país). Apresentaram propostas em suas Escolas e assim eleitos por seus colegas como vereadores mirins. A conduta que vocês desempenharão neste ano como tais, obedece ao mesmo rito dos atos dos vereadores titulares, o que proporcionará um amplo conhecimento de como funciona a atividade legislativa municipal. Ou seja, em termos de direitos vocês têm os mesmos poderes de cobrar melhorias e fiscalizar o Executivo e o Legislativo municipal, não precisando se prender apenas em seus colégios, pois Pomerode tem problemas em toda a sua estrutura. É fundamental que vocês carreguem todo esse aprendizado para o resto de suas vidas, porque vocês são o futuro de nossa cidade. A esperança de uma Pomerode mais próspera, mais organizada, mais desenvolvida, mais honesta, está nas mãos de vocês. Infelizmente, estamos passando por um período em que a corrupção domina a política brasileira, mas não é de hoje, ela já a domina desde a sua democratização. A diferença é que hoje existe uma vontade de mudança por parte da população apoiada, do sistema judiciário que não é conivente com o sistema. Independentemente de partido, condutas ilícitas e criminosas de políticos impedem a implementação de serviços públicos de qualidade. Para cada recurso público desviado, há um policial a menos na rua, um médico a menos no Hospital e um professor a menos nas salas de aula. E digo uma coisa, esses políticos criminosos que a meu ver são a maioria hoje em dia não atuam sozinhos, eles têm cumplices! E os cumplices são os empresários que financiam as suas campanhas em troca de benefícios, são as pessoas que pedem favores dos mais variáveis possíveis em troca do seu voto. Tem uma frase do Barão de Itararé que diz: “A corrupção no Brasil é apenas a negociata, o bom negócio, para o qual não me convidaram, ou seja, eu sou ético e firme quando se trata em atacar um negócio que não me favorece, e quando me favorece, é um jeito, é uma maneira, um jeitinho clássico brasileiro de se fazer um bom negócio”. Exmos. Vereadores Mirins, quando eu falei acima de que vocês são o futuro de Pomerode, eu não estava brincando. Precisamos acabar com a cultura da corrupção e, para tanto, o papel de vocês é fundamental. Explico o porquê: A corrupção no Brasil é um processo estrutural. Ela não vem de cima para baixo, ela vem de baixo para cima. Ela começa na escola e em casa quando é ensinado para nossas crianças o que é mentir e não mentir. Que é errado colar na prova e copiar trabalhos da internet. E também senhores pais e professores no ato de seduzir uma criança com elementos de corrupção: “faça isso que eu te dou aquilo”. De furar a fila, fazer gato na TV a cabo, comprar produtos falsificados, apresentar atestado médico, bater ponto pelo colega de trabalho, aceitar troco errado, estacionar em vaga especial, entre tantos outros exemplos que vão subindo de nível até chegar ao governo que hoje é a parte mais trágica de toda essa cascata. Pois, o dinheiro que é arrecadado não vai para a educação, não vai para a saúde e segurança. As pessoas simplesmente estão morrendo nos hospitais e nas ruas pelo dinheiro que é desviado. Então, desejo que vocês entendam a importância do que é ser vereador, do que é ser político, pois esse aprendizado vai ajudar vocês na formação cívica e social, para torná-los cidadãos diferenciados. Futuros líderes políticos de nosso Município. A renovação da política brasileira depende de vocês. Termino o discurso com a seguinte frase: “Muitos querem a mudança! Mas poucos querem mudar...”. Parabéns e muito sucesso a todos!

Prefeito Municipal, Rolf Nicolodelli
Os vereadores mirins titulares tem a missão de conduzir os trabalhos, mas quando existir algum diferencial, alguém precisar ser substituído, os suplentes devem estar antenados, em relação às questões que estão sendo discutidas e assumir o compromisso neste ano, que eu tenho certeza, será bastante empreendedor. Como todos sabem este é um ano de mudanças, estamos em uma semana onde temos que nós devemos nos ater muito, que é a semana da Quaresma. Devemos nos ater ao nosso criador. Tenho a certeza que esta cerimonia foi escolhida na semana certa. De que devemos ter novas missões e novos compromissos para a nossa cidade. Quero cumprimentar a todos, aos pais que prestam os primeiros ensinamentos. Para mim começou desta forma e, tenho certeza de que com cada um de vocês também foi. Os primeiros aprendizados, foram muitos somente na língua alemã, como foi meu caso. Então, fomos aprendendo, indo nas escolas, enfrentando adversidades. E cada um se torna dentro da sua possibilidade, aquilo que a pessoa deseja ser no futuro. Vivemos hoje um mundo conturbado, não só no Brasil, como no mundo, onde o descrédito político é muito grande. Porque temos na classe política uma famosa politicagem. E isso nos leva a ruina do Estado, dos municípios, e principalmente do ser humano, da família, enfim, desestabiliza qualquer cidadão. E nós também passamos por isso. Acredito que só vamos resolver os nossos problemas, quando obtivermos um grande abraço da comunidade brasileira, dos milhões que hoje formam a nossa nação, a nossa pátria. Só assim melhoraremos o Brasil e o nosso mundo. Este é um pensamento meu e tenho certeza de que é da grande nação. Que todo momento preza por mudanças. Porém, não é só mudar. É mudar com qualidade. Esta qualidade se conquista desde o início. Na família e nos bancos escolares. E nós temos hoje a oportunidade de mais uma vez empossar os vereadores mirins que vão ter sim o compromisso de buscar alternativas para a nossa cidade. E quem sabe, as ideias que são apresentadas tornam-se as que serão levadas não só pela nossa cidade, mas também pela AMMVI, por outros municípios, e pelo estado. Mas, acima de tudo, de exemplo para as famílias. Pomerode é uma cidade organizada e ordeira. Precisamos fazer de tudo para que ela possa continuar assim. Acredito que nesta renovação, neste novo propósito que passa o Brasil, onde está se pregando tanto por mudanças, devemos começar por nós. Com novas ideias, nos unindo em prol de um ideal, de um país melhor. E sempre que precisarem estarei à disposição. Convido vocês, oficialmente, para visitarem o gabinete do prefeito. Existem os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Para nós criarmos uma nação próspera devemos nos ater aos três. Aqui é o Legislativo, onde se fiscaliza e reivindica. É bom acompanhar o Executivo, a máquina administrativa como um todo. A responsabilidade fiscal, os compromissos do prefeito e do vice, de todos os secretários, e os colaboradores que hoje fazem parte da prefeitura municipal de Pomerode. Está lançado o convite. Espero que vocês possam comparecer para saber o que se passa dentro do Executivo. Que fiquem atentos as preocupações e desafios, em todos os âmbitos, municipal, estadual e federal, para que possamos fazer o Brasil crescer. Somos um povo feliz, pois temos como prioridade em nosso município a educação preservando a saúde e o bem estar da comunidade. E se eu falo em educação como prioridade, Pomerode novamente é exemplo, alcançando os primeiros índices. Isto não é um privilégio de prefeito, mas de todos os envolvidos. Quero então, cumprimentar a todos, que cada um tenha neste ano, a liberdade de expressar as suas opiniões. Consultem seus diretores, pais, professores e moradores. Assim, farão uma ótima administração. Acredito que todos estão dispostos a ajudá-los. Que o nosso bom Deus possa nos proteger sempre e nos dar a luz para que tenhamos um mundo melhor. Obrigado a todos.             

Primeira Sessão Ordinária Mirim

A 1ª Sessão Ordinária dos Vereadores Mirins será no dia 13 de abril, às 09h30, devendo os vereadores mirins estar na Câmara às 08h30 para reunião preparatória com a Assessora do projeto Cleide Rauber. Neste mesmo dia será eleita a Mesa Diretora Mirim. 


TITULARES

1 - TITULAR: CÁSSIO ANTÔNIO FILIPPI
Escola: Escola Básica Municipal Hermann Guenther;

2 - TITULAR: NATHALIA LAÍS DE SOUZA KANIS
Escola de Educação Básica Municipal Prof. Vidal Ferreira

3 - TITULAR: FERNANDA REIF RADUENZ
Colégio Sinodal Doutor Blumenau

4 - TITULAR: MAISA BORCHARDT
Escola Básica Municipal Duque de Caxias

5 - TITULAR: JULIA HENRIETA VOLKMANN
Escola Básica Municipal Dr. Amadeu da Luz

6 - TITULAR: DIOGO VIEBRANTZ
Escola de Educação Básica Municipal Professor Curt Brandes

7 - TITULAR: MATHEUS DA SILVA HENNINGS
Escola Básica Municipal Olavo Bilac


8 - TITULAR: LUKAS SCHWANZ
Escola de Educação Básica Municipal Professora Noemi Vieira de Campos Schroeder

9 - TITULAR: GABRIELA RAMOS PEDRO
Escola Básica Municipal Almirante Barroso


SUPLENTES
1 - Suplente: Pamela Carolina Peyerl
Escola Básica Municipal Hermann Guenther

2 - Suplente: Gabrielle Piske 
Escola de Educação Básica Municipal Prof. Vidal Ferreira

3 - Suplente: Gabrielle Correa Moreira 
Colégio Sinodal Doutor Blumenau

4 - Suplente: Lucas Eduardo Reinke 
Escola Básica Municipal Duque de Caxias

5 - Suplente: Lucas Vinicius Maske 
Escola Básica Municipal Dr. Amadeu da Luz

6 - Suplente: Isaac Niedhardt Padaratz
Escola de Educação Básica Municipal Professor Curt Brandes

7 - Suplente: Plinio Charbel Pedroncino Perini 
Escola Básica Municipal Olavo Bilac

8 - Suplente: Duan Fernando Luerders 
Escola de Educação Básica Municipal Professora Noemi Vieira de Campos Schroeder

9 - Suplente: Mayara Laiana Koepp
Escola Básica Municipal Almirante Barroso
 


Fotos