SIGA A CÂMARA

Vereadores Mirins são empossados


Data: 14/03/2014

Diversos pronunciamentos da noite foram marcados por manifestações de civismo, cidadania, ética e comprometimento. Nesta quarta-feira (12/03), na Câmara Municipal de Pomerode, foi realizado um importante momento cívico, com a posse e instalação da décima Legislatura da Câmara de Vereadores Mirins, nos termos do seu Regimento Interno.
 
Estiveram presentes os Vereadores Mirins e seus Suplentes, o Presidente da Câmara de Vereadores, Horst Lemke, o Prefeito, Rolf Nicolodelli, o Diretor da Escola Prof. Vidal Ferreira - que representou na ocasião a Secretária de Educação e Formação Empreendedora, Joana Wachholz - Marcos Vinícius Weghner, a Promotora Pública da Comarca, Dra. Márcia Denise Kandler Bittencourt e os vereadores Claus Krahn, Amarildo da Silva, Karin Hoeft, Letícia Tribess Volkmann, Marcos Dallmann, Nelson Fischer e Zauri do Nascimento. Também compareceram diretores das escolas, professores, familiares, imprensa e comunidade em geral.
 
O Presidente da Câmara saudou os presentes e falou da importância do Projeto da Câmara Mirim. “Não posso deixar de registrar mais uma vez que o projeto da Câmara Mirim se mostra vitorioso em todos os aspectos desde a sua criação, o que nos deixa felizes porque demonstra que os objetivos traçados foram alcançados, envolvendo de forma cívica e democrática a população escolar de nosso Município, processo que esta Casa busca aprimorar constantemente. Diria ainda mais. Este projeto superou todas as expectativas iniciais, tanto que alcança a sua décima legislatura”, mencionou.
 
Durante o seu pronunciamento, Horst Lemke disse que, na qualidade de presidente da Câmara Municipal, sentiu-se feliz e honrado em poder presidir a solenidade. “É muito significativa num momento em que o Brasil passa por dificuldades em vários setores, de onde espero que possamos tirar grandes exemplos que nos conduzam a verdadeiras mudanças políticas e cívicas, pois nosso empenho na restauração dos valores éticos é indispensável, e a Câmara Mirim é um grande passo para conquistar este objetivo”, ressaltou.
 
No momento ápice da cerimônia, os Vereadores Mirins eleitos - titulares e suplentes – foram convidados para o ato solene de diplomação, assumindo suas funções e de pé, com o braço direito estendido, realizaram o juramento, sendo o mesmo ritual do compromisso prestado pelos vereadores oficiais, na forma do que estabelece o Regimento Interno da Câmara Municipal Mirim. Diante do juramento prestado, foi empossada a décima Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores Mirins de Pomerode para 2014. Após, o Vereador Mirim, Maicon Knopf, realizou um breve discurso, em nome de seus colegas.
 
Em seguida, a Sessão foi marcada pelos pronunciamentos de diversas autoridades, que demonstraram uma verdadeira aula de civismo e cidadania aos presentes.
 
Representando do PMDB, o Vereador Nelson Fischer, disse que na sua opinião esta solenidade é uma das mais importantes que a Câmara Municipal faz realizar anualmente, pois marca a diplomação e a posse dos vereadores mirins neste projeto cívico-educacional. “Entendo que é de fato um  projeto cívico-educacional, pois se trata de   uma autêntica escola de civismo, que envolve os estudantes, tanto os eleitores quanto os que se candidataram ao cargo de Vereador Mirim, num processo de iniciação política estudantil, no seu verdadeiro sentido, sem vícios da política de bastidores e muitas vezes partidária que apenas busca o benefício próprio. Vocês  Vereadores  Mirins,  foram escolhidos através do voto pelos seus colegas porque são referência em suas escolas. Aproveitem esta oportunidade e exerçam o seu mandato com responsabilidade e sabedoria”, terminou, sendo aplaudido por todos.
A representante do PP, Vereadora Karin Raduenz Hoeft, ressaltou que o Projeto das Câmaras Mirins vem se ampliando a cada ano, e hoje é uma realidade em centenas de Câmaras Municipais, em razão do seu grande valor educacional e cívico. “Certamente vocês já acompanham de alguma forma a vida política do país, em todos os níveis, e com certeza já estão formando sua opinião. A partir de hoje vocês terão a oportunidade de conhecer a estrutura de uma Câmara de Vereadores, as atribuições do vereador, quais os tipos de ações que ele tem a disposição, e manifestar as opiniões na Tribuna, abordando assuntos de interesse da comunidade”, disse a Vereadora.
A líder do PT, Vereadora Letícia Tribess Volkmann, deixou a mensagem da grande necessidade de sempre se buscar a justiça e a verdade, em tudo que for realizado. “Nem sempre o que vimos num primeiro momento é o que é realmente. Não se deixem influenciar uma primeira opinião, busquem sempre verificar os documentos, ouvir os dois lados da situação e assim vocês serão justos ao formarem suas próprias convicções. Vocês são jovens, ainda tem um longo caminho pela frente”, explicou a Vereadora.
 
Letícia ainda levou para a Tribuna uma frase de Chico Xavier: “O bem que praticares, em algum lugar, é teu advogado em toda parte”, disse. E, então completou: “Diante de tanta violência, de tanta maldade, inclusive em nossa cidade, de um mundo de pessoas tão egoístas, é bom lembrar que as coisas que vocês fazem hoje, mesmo tão jovens, trarão reflexos por todas as suas vidas. Como diz a frase, quem faz o bem, faz a sua própria defesa, e não precisará de advogado”, finalizou.
 
Na ordem do cerimonial, o líder do PSDB, vereador Claus Krahn, abordou sobre as orientações de como usar a tribuna, fazer o uso da palavra e apresentar e defender as preposições ou indicações. “Além de oferecer aos Vereadores Mirins, o conhecimento sobre o Legislativo, eles terão uma visão global do que é ser legislador e despertar maior interesse para as atividades públicas e privadas. Este é um grande desafio que espera por vocês. Cada um deve aproveitar ao máximo esta passagem, pois com certeza será muito útil e proveitoso para o resto da vida de vocês”, ressaltou.
 
O representante da Secretária de Educação, Marcos Vinícius Weghner, disse que por 10 anos nunca viu um projeto tão bom quanto este. “Nós vemos resultado dentro da escola e o engajamento dos alunos. Eu digo aos pais que aqui se encontram e à comunidade, que vocês são muito felizes por terem seus filhos ocupando estes cargos. Estas crianças estão aprendendo algo fenomenal. Desde a infância estão lutando por melhores condições de ensino nas escolas. Sinto-me orgulhoso como professor e diretor. Façamos novos projetos em que a gente possa envolver mais os nossos alunos”, pediu.
 
A Promotora Pública, Dra. Márcia Denise Kandler Bittencourt destacou que o projeto é muito importante. “Espero que no final deste ano vocês tenham obtido resultados. Tenho conhecimento que no passado muitos requerimentos de Vereadores Mirins se tornaram projetos e foram aprovados, fazendo a diferença na sociedade. O Poder Legislativo trabalha com a essência da vida das pessoas, pois está antevendo a forma de gestão do Executivo. Por isso é preciso ter consciência. Vocês deram um grande passo hoje, podem e devem fazer a diferença”, falou.
 
A seguir, o Prefeito Rof Nicolodelli parabenizou os Vereadores Mirins e colocou o Executivo à disposição para o que precisarem. “Vereadores Mirins, vocês começam uma vida nova, pois vão discutir várias ações para que Pomerode cresça. É com grande alegria que me faço presente neste evento. O trabalho que terão pela frente não será fácil. Vocês representam hoje as suas comunidades. Façam valer o voto que receberam. Certamente será uma grande experiência e um grande aprendizado”, disse.
 
No exercício da Cidadania
 
O projeto da Câmara Mirim possui um conteúdo pedagógico e cívico que objetiva levar aos escolares as noções básicas sobre o Poder Legislativo Municipal. A meta é envolver os estudantes na vida comunitária estimulando sua participação cívica, desde o início do processo eleitoral, através de um organismo interno que tem a mesma estrutura da Câmara de Vereadores oficial. Na Câmara Mirim os Vereadores Mirins, uma vez por mês realizam sua sessão ordinária, que é elaborada da mesma maneira que as sessões da Câmara oficial, nos termos do seu próprio Regimento Interno Mirim.
 
Nas sessões os Vereadores Mirins apresentam proposições e projetos de lei, que terão o acompanhamento da Assessoria da Câmara Mirim e Jurídica, e que seguem a mesma tramitação das proposições oficiais. Após a aprovação, são encaminhados à Câmara de Vereadores oficial, que homologará os projetos de leis e requerimentos aprovados, encaminhando-os ao Poder Executivo e ou ao órgão competente.
 
Com isto se pretende despertar nos adolescentes, as responsabilidades comunitárias, uma participação consciente e efetiva na vida comunitária, para que desde cedo aprendam a exercer seus direitos de cidadania, principalmente para entender o processo eleitoral e valorizar o voto, e a importância da representatividade popular, que no caso é da população escolar.
 
Sessão Ordinária dos Vereadores Mirins
 
A primeira Sessão Ordinária dos Vereadores Mirins será realizada no dia 09 de abril, às 9h30, na Câmara Municipal.
 
 
Titulares e Suplentes
 
Titular: Eduarda Romig, da Escola Básica Municipal Almirante Barroso.
 
Suplente: Andressa Tribéss, da Escola Básica Municipal Almirante Barroso.
 
Titular: Sabrina Mueller, da Escola de Educação Básica Municipal Professora Noemi Vieira de Campos Schroeder.
 
Suplente: Julia Gabriela Thurow, da Escola de Educação Básica Municipal Professora Noemi Vieira de Campos Schroeder.
 
Titular: Nicólle Thauana Passold, da Escola Básica Municipal Olavo Bilac.
 
Suplente: Andressa Caroline Hackbarth, da Escola Básica Municipal Olavo Bilac.
 
Titular: Igor Reis Nunes, da Escola de Educação Básica Municipal Professor Curt Brandes.
 
Suplente: Emanuele Borchardt Nogueira, da Escola de Educação Básica Municipal Professor Curt Brandes.
 
Titular: Mayara Leticia Gustmann, da Escola Básica Municipal Dr. Amadeu da Luz.
 
Suplente: Aline Fernanda Duwe, da Escola Básica Municipal Dr. Amadeu da Luz.
 
Titular: Karla Cristina Pichler, da Escola Básica Municipal Duque de Caxias
 
Suplente: Calinca Paula Dolçan, da  Escola Básica Municipal Duque de Caxias.
 
Titular: Maicon Knopf, da Escola Básica Municipal Hermann Guenther.
 
Suplente: Fernanda Rodrigues, da Escola Básica Municipal Hermann Guenther.
 
Titular: Pamela Oliveira De Souza, da Escola de Educação Básica Municipal Prof. Vidal Ferreira.
 
Suplente: Cíntia Zimermon, da Escola de Educação Básica Municipal Prof. Vidal Ferreira.
 
Titular: Henrique Kraft Bertoldi, do Colégio Sinodal Doutor Blumenau.
 
Suplente: Christopher Porath Gretter, do Colégio Sinodal Doutor Blumenau.
 
 
 
 
 


Fotos