SIGA A CÂMARA

Câmara Mirim aprova dois requerimentos


Data: 31/10/2016

Durante a Sessão, foram aprovados dois requerimentos Mirins por unanimidade e realizados os pronunciamentos dos parlamentares. 

A Câmara Mirim de Pomerode realizou nesta quarta-feira (26/10), a sua penúltima Sessão Legislativa desta Gestão. Compreendendo o cronograma de atividades, antes do início da Sessão, a Assessora da Câmara Mirim, Cleide Rauber, organizou uma reunião preparatória com os Parlamentares Mirins. Na ocasião, foram discutidas as respostas dos requerimentos recebidos do Prefeito Municipal, além de assuntos diversos. 

Durante a Sessão, foram aprovados dois Requerimentos Mirins por unanimidade e realizados os pronunciamentos dos parlamentares. 

Jogos Estudantis 
A Vereadora Mirim, Fernanda Reif Raduenz, disse que gostaria de falar sobre a Etapa dos Jogos Estudantis que aconteceram em Pomerode. “Parabenizo a todas as escolas que participaram e se dedicaram, pois essa é a principal função do esporte. Uma competição saudável em que todos se dedicam, criam laços de amizade com outros atletas ou fortalecem os antigos laços. Pessoalmente, digo que foi maravilhoso poder jogar. Quero parabenizar a todas as equipes do Colégio Sinodal Doutro Blumenau e, em especial, a equipe do Infantil Feminino do qual faço parte. Conquistamos duas medalhas de primeiro lugar nas modalidades de handebol e vôlei. Para finalizar, gostaria de dizer que me orgulho muito da minha equipe”, falou.

Homenagem ao Dia do Professor
O Vereador Mirim, Diogo Viebrantz, da Escola de Educação Básica Municipal Professor Curt Brandes, realizou o seu pronunciamento, em homenagem ao Dia do Professor, conforme segue na íntegra: 
No último dia 15 de outubro, comemorou-se em nosso país, o Dia do Professor, o que me leva a parabenizar todos os professores, mestres, educadores, tutores e demais atuantes no magistério em Pomerode. 
Nas palavras do ilustre autor Conceição Chaves: 
Ser professor é...
Construir castelos.
Não só castelos mágicos, belos e grandiosos.
Mas castelos fortes, com bases firmes.
Capazes de resistir ao tempo, às tempestades...
Às guerras e aos conflitos.
É ser capaz de enxergar longe.
Ver além do que se possa imaginar.
É sentir e esperar sempre...
Que tudo embora não seja perfeito.
Transforma-se em coisas belas,
Significantes e edificantes.
Ser professor é acalentar sonhos.
Realizar desejos, mostrar caminhos.
Partilhar alegrias...
Conviver com as tristezas.
Transformar planos em realidade.
É ver nas entrelinhas.
Buscar o que está lá no fundo guardado...
Trancado, acanhado e transformá-lo...
Em grandes conquistas e realizações.
O professor semeia e constrói um mundo...
De magia, beleza, sonhos e conhecimento.
Parabéns a todos os professores pelo seu dia que passou! Faço um agradecimento especial aos educadores que atuam na rede pública e particular de nossa cidade.

Constituição Federal
Em seu discurso, a Vereadora Mirim suplente, Pamela Carolina Peyerl, da Escola Básica Municipal Hermann Guenther, homenageou a República Federativa do Brasil. Segue, na íntegra:
No último dia 05 de outubro a Constituição da República Federativa do Brasil comemorou 28 anos desde a sua promulgação. A Carta Magna Brasileira, dentre diversas medidas importantes e democráticas, ratificou o presidencialismo como forma de governo e estabeleceu garantias civis, sociais e trabalhistas, tais quais eleições diretas em dois turnos para presidente, governadores e prefeitos. Bem como afirmou a independência dos três poderes, restringiu a atuação das Forças Armadas, estendeu o voto a analfabetos e maiores de 16 anos e universalizou o direito de greve. Aproveito para de ler o preâmbulo de nossa Constituição Federal, texto que ressalta os compromissos assumidos pelo povo e o Governo Brasileiro a partir da promulgação da Magna Carta: 
Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte Constituição da República Federativa do Brasil. Após a leitura do lindo preâmbulo Constitucional, encerro desejando os parabéns pelos 28 anos de nossa Constituição Federal! Faço um apelo para que todos nós, em nossas atitudes do dia a dia, tentemos colocar em prática os importantes valores sociais e democráticos trazidos em nossa Constituição. 

Festa da Família 
Em seu discurso, a Vereadora Mirim, Julia Henrieta Volkmann, informou que no dia 08 de outubro, sábado, na Sociedade de Caça e Tiro Clube XV de Novembro, ocorreu a tradicional Festa da Família, juntamente com uma Pastelada, promovida pela Escola Básica Municipal Dr. Amadeu da Luz. “Como se esperava o evento foi um sucesso. Eu, como Vereadora Mirim, em nome da escola, agradeço a todos que se fizeram presentes. Lembro que o dinheiro arrecadado irá financiar importantes projetos escolares, educativos e sociais”, concluiu.  

Datas Comemorativas
A Vereadora Mirim, Gabriela Ramos Pedro, lembrou a todos das datas comemorativas do mês de outubro. “O dia do Tecnólogo Educacional, celebrado no dia 06 de outubro, é o dia em que nos lembramos desta importante profissão que exige inteligência, rapidez e que nos auxilia nos nossos momentos educacionais. Dia das Crianças, hoje Nossa Senhora Aparecida, celebrado em 12 de outubro, data em que homenageamos a Padroeira da nossa Pátria amada. Dia do Professor, 15 de outubro, celebramos a data desta profissão que faz todas as outras, molda o futuro do nosso Brasil com orgulho e amor. Dia do Funcionário Público, 28 de outubro, celebra uma gama enorme de profissionais qualificados para orientar o povo em todos os tipos de aspectos. Esta é a data em que lembramos que o funcionário público é deste o gari que proporciona a limpeza de nossas ruas ao prefeito que tem a função de administrar todos os cantos de uma cidade. Dia da Merendeira, 31 de outubro, essas que nos alimentam como mães e que nos preparam o alimento com toda a dedicação possível, visando a saúde e ajudam a nos fazer crescer e a evoluir. A Escola Básica Municipal Almirante Barroso e eu queremos agradecer a todos que se encaixam nestes perfis de trabalhadores dedicados. Meus sinceros parabéns e obrigada”. 

Ordem do Dia:

Estacionamento / Bicicletário
Aprovado por unanimidade, em única discussão e votação, o Requerimento Mirim nº 20/2016, de autoria da Vereadora Mirim, Maisa Borchardt, que solicita melhorias para a Escola Básica Municipal Duque de Caxias. Segue a justificativa, conforme documento oficial: 
O atual estacionamento da Escola Básica Municipal Duque de Caxias não consegue mais suprir as necessidades dos professores e demais funcionários da Escola, o que faz com que muitos veículos tenham que ser estacionados na Rua da Instituição, causando transtorno ao trânsito local. Ademais, devido à lotação máxima do seu estacionamento, não há espaço para os pais e responsáveis adentrarem na mesma para pegar ou buscar os alunos, sendo compelidos a parar em fila dupla na Rua do estabelecimento de ensino. Assim, a fim de se resolver o problema em questão, solicito que o Executivo Municipal providencie a ampliação do estacionamento da Unidade Educacional. Além da urgente ampliação do estacionamento escolar, há necessidade de se providenciar um bicicletário coberto. Haja vista, que o atual bicicletário, por ser completamente aberto, não garante a conservação e a proteção das bicicletas dos escolares que se usam deste meio de locomoção. Nessa medida, a fim de se incentivar a utilização de bicicletas e garantir a proteção das mesmas, solicito que o Executivo Municipal providencie também a instalação de um bicicletário coberto na Escola Básica Municipal Duque de Caxias.

Escaninhos/armários 
Aprovado por unanimidade, em única discussão e votação, o Requerimento Mirim nº 21/2016, de autoria da Vereadora Mirim, Gabriela Ramos Pedro, que solicita a construção e colocação de escaninhos/armários nas escolas da rede de ensino pública municipal de Pomerode. Segue a justificativa, conforme a autora: 
Nós, alunos, levamos muito peso em nossas mochilas diariamente. Mesmo que a escola tente fazer uma distribuição adequada de aulas, nós, ainda assim, temos muita dificuldade com a questão de materiais escolares. O excesso de peso do material escolar carregado diariamente por nós escolares pode vir a causar problemas de saúde, notadamente no que concerne a problemas de coluna. Dessa forma, a fim de solucionar este problema, solicito que o Executivo Municipal apresente projeto para a construção e colocação de escaninhos/armários nas escolas da rede de ensino pública municipal de Pomerode.

Confira o vídeo da Sessão Mirim no https://www.youtube.com/watch?v=1X5KFED1KPE

Arquivos


Fotos