06/10/2017

Vereador Amarildo da Silva aborda sobre a Semana do Idoso

Acompanhe o pronunciamento do vereador Amarildo da Silva realizado durante a Sessão Ordinária da última terça-feira, dia 03 de outubro.

Campanha Outubro Rosa
Inicialmente, o vereador Amarildo da Silva proferiu uma mensagem de conscientização em prol da Campanha Outubro Rosa. Segue na íntegra: Na década de 1990, nasce o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. A Secretaria de Saúde produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre prevenção e detecção precoce da doença. "Câncer de Mama: vamos falar sobre isso?". O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença. A campanha enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas. A mulher de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos. Este procedimento mostra a diferença entre mamografia e rastreamento com um diagnóstico mais preciso. Esclarece os benefícios e malefícios através da mamografia e rastreamento. O sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.

Semana do Idoso
Na sequência, o vereador Amarildo a Silva abordou sobre a Semana do Idoso. Segue a sua mensagem na íntegra: No 1º dia de outubro comemoramos o dia da Pessoa Idosa no Brasil. Até 2006, o Dia do Idoso era comemorado no dia 27 de setembro. Isso porque, em 1999, a Comissão pela Educação, do Senado Federal, havia instituído tal data para a reflexão sobre a situação do idoso na sociedade, ou seja, a realidade do idoso em questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono, sexualidade, aposentadoria etc. No dia 1º de outubro de 2003, porém, foi aprovada a Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso. Pelo fato de o Estatuto ter sido instituído em 1º de outubro, em 2006 foi criada outra lei (a Lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006) para transferir o Dia do Idoso para 1º de outubro. Vale salientar que desde 1994, com a Lei nº 8.842, o Estado brasileiro já havia inserido a figura do idoso no âmbito da política nacional, dado que essa lei criava o Conselho Nacional do Idoso. O fato é que, com a criação do Estatuto do Idoso, em 2003, o Brasil começou a incorporar à sua jurisprudência resoluções de organizações internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS). Sabe-se que, em 1982, a ONU elaborou, em Viena, na Áustria, a primeira Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento. Dessa Assembleia, foi elaborado um Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento que tinha 62 pontos, os quais passaram a orientar as reflexões, legislações e ações posteriores a respeito do idoso. É sabido, também, que, na Assembleia Geral de 1991, a ONU aprovou a Resolução 46/91, que trata dos direitos dos idosos. Os princípios dessa resolução norteiam as discussões contemporâneas sobre a situação do idoso. Entre esses princípios, estão os da “Autorrealização” e da “dignidade”, cujos pontos são: Autorrealização - aproveitar as oportunidades para o total desenvolvimento das suas potencialidades; ter acesso aos recursos educacionais, culturais, espirituais e de lazer da sociedade. Dignidade - poder viver com dignidade e segurança, sem ser objeto de exploração e maus-tratos, físico ou mental; ser tratado com justiça, independentemente da idade, sexo, raça, etnia, deficiências, condições econômicas ou outros fatores. Além desses princípios, a ONU ainda deu destaque às questões da assistência aos idosos e de sua integração e participação na sociedade, bem como da independência que lhes é inerente e que deve ser-lhes garantida em direitos como: Oportunidade de trabalho, lazer, determinar em que momento deve afastar-se do mercado de trabalho, poder viver em ambientes seguros etc. O dia 1º de outubro, portanto, é reservado para pensar sobre todas essas questões fundamentais a respeito do idoso.

Semana do Idoso em Pomerode
O vereador Amarildo a Silva abordou sobre a celebração da Semana do Idoso no município de Pomerode. “A Secretaria de Assistência Social está promovendo durante essa semana, diversas ações em prol da Pessoa Idosa. No dia 02 de outubro teve entrevista na rádio, com profissional da Secretaria de Assistência Social e representante do COMID, falando dos direitos da Pessoa Idosa e das ações realizadas pela Secretaria. No dia 03 de outubro, palestra na sala de cinema com a Geriatra Dra. Ana Maria Soares. No dia 04 de outubro, às 08h, palestra com nutricionista, psicólogo e dança com os Idosos, no Clube Primavera. Na parte da tarde, às 14h, também será realizada palestra com nutricionista, psicólogo e dança com os idosos, no Pavilhão de Eventos. No dia 05 de outubro, às 08h, reunião do COMID, no Pommernheim. No dia 06 de outubro, às 15h, a banda do DR. Blumenau vai tocar para os Idosos do Pommernheim.