Homenagem do vereador Rafael Pfuetzenreiter na Sessão Solene alusiva à Semana dos Idosos

Data: 13/10/2017

Acompanhe a homenagem do vereador Rafael Pfuetzenreiter durante a Sessão Solene alusiva à Semana dos Idosos. O evento corresponde a Decreto instituído pela Câmara Municipal de Pomerode e foi realizado na terça-feira (10/10).

Homenagem do vereador Rafael Pfuetzenreiter
Minha homenageada é a Sra. Margrit Pawlowski Schmidt, nascida em 18 de março de 1946, em Blumenau. Filha de Mariana Wilhelm Pawlowski. Iniciou sua formação no Jardim de Infância do Colégio Sagrada Família, em Blumenau, em 1951, aos seus 5 anos de idade. Em 1953 ingressou na mesma escola no 1º ano do antigo Curso Primário. Em meados de 1955 sua família transferiu-se para Pomerode, assim concluiu o primário no Grupo Escolar José Bonifácio em 1956. Em 1957 voltou a estudar no Colégio Sagrada Família, cursando o Pré-Ginasial. Em 1958 iniciou o Ginásio e em 1962 o Curso Normal, o qual concluiu em 1964, sendo a primeira turma de normalistas do Colégio Sagrada Família. Formou-se em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa pela Furb-Blumenau em 1979. Em 1964, ainda estudante, foi convidada pelo Pastor Edgar Liesenberg a assumir uma turma de 3ª série na antiga Escola Primária Dr. Blumenau. Atuou na escola até fevereiro de 1969. Teve a oportunidade de assumir a regência em todas as séries do primário, pois trabalhou nos dois turnos. Durante alguns anos deu aulas de alemão no primário, estas ocorriam após o término das aulas regulares. Um grande desafio naquela época era como professora da quarta série encaminhar os alunos a obterem a aprovação no exame de admissão ao ginásio. Em 1965 foi convidada a assumir aulas de Educação Moral e Cívica e História Financeira no Curso Técnico Contábil no turno da noite no Dr. Blumenau. Em 1968 casou-se com o Sr. Rodolpho Otto Schmidt, teve três filhos: Marcelo, Claudia e Ricardo. Em fevereiro de 1969 afastou-se da escola, pois fixaram residência em Mauá-SP. No ano de 1981 retornou ao Dr. Blumenau, assumindo a 1ª série. Em 1983 assumiu aulas de Língua Portuguesa, tendo atuado de 5ª a 8ª Série e também no Técnico Escolar. Em 1986 foi convidada pelo então presidente do Conselho Escolar, Sr. Luis Paulo Fausel e Pastor Hugo Solano Westphal, Pastor responsável pela escola na época, a assumir o cargo de diretoria do Conjunto Educacional Dr. Blumenau, função que exerceu até 31 de maio de 2006. O tempo no Dr. Blumenau foi para a Dona Margrit uma época abençoada e de realização não só profissional, mas também pessoal. A sala de aula foi um laboratório de experiência, convívio e crescimento indescritível. Os anos de direção contribuíram para seu amadurecimento como pessoa no aprendizado diário com alunos, colegas, diretorias e pais de alunos. Tem certeza que contribuiu na formação e edificação de muitos alunos, o que a deixa muito feliz. A sua gratidão se volta em primeiro lugar a Deus que lhe concedeu esta oportunidade e sempre esteve ao seu lado. Aos seus alunos, a todos os colaboradores, professores, funcionários, pois juntos sonharam, fizeram tentativas e destas muitas realizadas. Desde 2006, Dona Margrit vivencia uma nova etapa de vida-aposentada, dedicando seus dias à família, sua mãe, seu esposo, seus filhos e netos. Procura envolver-se na sua comunidade de fé, participando ativamente na OASE (Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas) e na diretoria da Paróquia Evangélica Apóstolo João comunidade luterana no centro. Dona Margrit, tenha total certeza de que muitas sementes foram lançadas, germinaram e deram frutos e que certamente você como professora, como diretora, como uma pessoa de fé deixou uma sociedade mais fraterna, justa e solidária.