SIGA A CÂMARA

Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Pomerode - 29 de abril de 2014


Data: 05/05/2014

Celesc
O Vereador Claus Krahn, em seu discurso, destacou a reunião realizada entre os vereadores e o Gerente Regional da Celesc, Cláudio Varella. “A falta de energia elétrica é um assunto discutido há muito tempo nesta Casa. O Gerente nos mostrou índices e gráficos e nos esclareceu em muitas situações sobre este problema em nossa cidade”, disse. Claus mencionou que durante a reunião, foi dito pela Celesc, que através de ofício encaminhado pela Câmara à Empresa, será muito difícil atender as solicitações da comunidade. E que se tiver alguma solicitação por parte dos moradores, relacionados com a falta de energia, que pode ser feito pelo nº 0800. “Através de oficio dificilmente seremos atendidos, segundo o Gerente. Então, eu farei conforme a instrução, auxiliando o morador, faremos um teste para vermos se funciona. Conforme o gráfico, todos os dias, em alguma casa, em algum momento, ocorre falta luz em Pomerode. A Celesc disse que isso ocorre devido a quantidade de ligações. Infelizmente, é um problema que existe”, argumentou. Claus relatou que a Celesc disse que a vegetação é um fator numero 01 das quedas de energias. “Acredito que o ideal é fazermos um requerimento destinado ao presidente da Celesc e, ao mesmo tempo, em conjunto com o Executivo, criar uma lei para que a Celesc tenha permissão de fazer a poda desta vegetação. Eu sei que não é tão simples assim, mas não custa verificarmos a possibilidade. De vermos exemplos em outras cidades. Precisamos descobrir a melhor forma de interromper estas quedas de energia”, concluiu.
 O Vereador contou que Cláudio Varella apresentou também dados em relação às ligações não atendidas pela Celesc. “Varella disse que, mesmo se a ligação não é feita, fica o registro. Que no final de novembro, 42% das ligações não foram atendidas. E que hoje, conforme os dados, este número caiu para cerca de 20%. E, como não houve muitas chuvas ele disse que as reclamações caíram também”. 

Roçada
O Vereador Claus Kranh comunicou na tribuna, que a Vereadora Karin Hoeft lhe informou que já está sendo realizada a roçada na localidade de Testo Alto. “Acredito que demorará algumas semanas para terminar, mas ficamos muito felizes com o início do trabalho. Conforme e-mail enviado pelo Secretário de Governo, o trabalho está em andamento e o Executivo está se reorganizando. Sempre em sintonia com os dois Poderes. Nós estamos apenas fazendo o papel de fiscalizar para a comunidade”, terminou.

Dia do Trabalho
O Vereador Claus registrou na Tribuna sua homenagem em comemoração ao Dia do Trabalhador, conforme segue na íntegra: Obrigado agricultor por cultivar a terra. E dela tirar o nosso sustento, nosso alimento. Obrigado ao professor que transmite o conhecimento com amor. Obrigado ao médico que trata a doença com paciência. Obrigado ao operário que todos os dias constrói. Obrigado ao padeiro que com amor prepara o pão quentinho de cada dia. Obrigado ao jornalista e ao jornaleiro que leva a notícia fresquinha o dia inteiro. Obrigado ao motorista que com atenção leva o passageiro. Obrigado ao dentista que trata do sorriso do brasileiro. Obrigado ao carteiro que leva a correspondência, a carta ao destino certeiro. Obrigado aos trabalhadores e trabalhadoras que fazem deste país um lugar melhor e mais feliz.  

Academias ao Ar Livre
Em seu pronunciamento, o Vereador Nelson Fischer, falou em relação às Academias ao Ar Livre. Disse que os estudos realizados pela Prefeitura Municipal foram escolhidos nos seguintes lugares - lembrando que devem ser áreas de propriedade do município: Praça Hans Schmidt, Rua Vitória esquina Rua Carlos Belz, Rua Ribeirão Areia (próximo a escola), Praça Fritz Fischer, Rua Dr. Wunderwald (Posto de saúde), Rua Morro Strassmann (CAPS), Testo Central Alto (Escola Noemi Schroeder), Testo Central (Rua Hermann Wachholz), Praça Egon Bahr e Praça Erwin Zastrow (analisando terreno da Malwee na Rua Tancredo Tasca). Nelson explicou que estes locais não estão 100% confirmados, podendo ter alguma alteração. “A Prefeitura também está fazendo estudo quanto a localização e viabilidade de instalação de 10 playgrounds. Lembrando que o custo de cada Academia ao Ar Livre, instalada, dependendo da quantidade de equipamento, gira em torno de R$ 80 a R$ 100 mil. É  um custo relativamente elevado, mas devemos considerar como investimento, pois gera satisfação e benefício à saúde dos usuários”, concluiu.

Copa de Hans Fischer 
O Vereador Nelson comunicou que neste final de semana, dias 3 e 4 de maio, Pomerode sediará a “Copa de Hans Fischer de Ciclismo”. Desta forma, Fischer mencionou a programação, conforme segue: Dia 03 de maio (sábado) será realizada a prova Contra Relógio Individual, na Casa do Imigrante, em Pomerode Fundos. A Largada será às 13h. Disse que o percurso será da Casa do Imigrante, em direção à Igreja Católica. E, dependendo da categoria, até a cidade de Timbó. No dia 04 de maio (domingo) será realizada a prova Estrada. No domingo, a prova será a Etapa Estrada, sendo usada a região entre o Portal Sul e a Rotatória de acesso à Jaraguá de Sul. Além, da estrada de Pomerode até a cidade de Doutor Pedrinho.

Pommerheim 
O Vereador Nelson Fischer também disse que o Centro de Convivência Pommerheim convida a comunidade para participar do Café Beneficente, que será realizado no próximo sábado, dia 3 de maio, no Parque de Eventos da Festa Pomerana. Disse que o início será às 14h30. “Objetivo é arrecadar fundos para a manutenção do Pommerheim”, frisou.

Campanha de mudas de frutíferas e ornamentais
Por fim, o Vereador Nelson Fischer comunicou que a Prefeitura Municipal de Pomerode, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, inicia no dia 05 de maio, a Campanha Municipal de Árvores Frutíferas. “São mais de 70 variedades de mudas de frutíferas e plantas ornamentais disponibilizadas a preço de custo. As encomendas devem ser feitas entre os dias 05 e 30 de maio, na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (fundos da Prefeitura) ou na Casa do Agricultor (próximo à Malwee). O pagamento deve ser feito no ato da encomenda. As mudas serão entregues nos dias 01 e 02 de julho, no Pavilhão de Eventos (local da Festa Pomerana), apresentando cópia do pedido. O formulário de pedido poderá ser retirado na própria Secretaria ou na Casa do Produtor rural”, concluiu.

Senai
O Vereador Zauri Martins do Nascimento falou sobre o Senai. ”No ano passado, nós vereadores, às pressas, aprovamos o Projeto para a liberação do dinheiro para a compra de um terreno em Testo Central. Parte deste dinheiro em conjunto com o Executivo. E já se aproxima um ano, e não se vê nada, nenhuma movimentação com inicio destas obras. Os órgãos federais e estaduais tem que nos dar uma explicação, pois foi uma correria, a população se envolveu, a comunidade se envolveu, os Vereadores e o Executivo, para em uma semana se resolver tudo. Na época eu entendi que até o final deste ano estas obras estariam concluídas. Isto me preocupa e à comunidade também. Muitas pessoas já vieram me questionar sobre isso. É mais uma verba que os moradores podiam ter direcionado para algo mais importante e agora esta lá parada. Acredito que o Senai é importante, a questão agora é que está nas mãos dos órgãos estaduais e federais e não mais do município. Peço que se tenha algum Vereador que tenha alguma informação que traga até esta tribuna porque a população merece ter conhecimento do andamento desta obra. Acho que devíamos fazer um requerimento endereçado à pessoa que é responsável pela obra para ver em que pé se encontra esta situação”, concluiu. 

Praças Públicas
“Temos em mãos alguns nomes de bairros e acredito que no Alto da Serra necessita, pois fica mais distante do centro da cidade que todos os outros bairros”, disse o Vereador Zauri do Nascimento.

Esporte em Pomerode
Em seu pronunciamento, o Vereador Zauri Martins do Nascimento, comunicou que chega à reta final o Campeonato Municipal de Futsal Feminino, que a final será realizada no dia 3 de maio, às 14h30 e às 15h30. E que a Funpeel merece os parabéns. “A comunidade está toda convidada para prestigiar. Eu sempre estou presente, como a maioria dos vereadores está sempre prestigiando o esporte de nossa cidade. Vejo que o futebol feminino vem crescendo cada vez mais em nossa cidade, tendo o apoio sempre do Executivo e dos Vereadores. Também, o Campeonato de Bairros está chegando à sua reta final, as equipes já na fase de eliminação. Para mim, é a maior competição comunitária da nossa cidade. É o Campeonato de Futebol 7 Society. É um campeonato que une as famílias e que não existem desavenças e, sim, só momentos de alegria. Somente pessoas de Pomerode estão presentes nos campos. Independente de quem ganha ou perde não há brigas. Este é um trabalho que vem sendo realizado há bastante tempo pela Funpeel, Vejo que em Pomerode estamos no caminho certo, investindo no esporte de nossa cidade. Não buscar fora nomes que apenas passarão por aqui e levarão o dinheiro de Pomerode. Também o Campeonato de Bocha, onde já prestigiei algumas perdidas e vejo também, como a comunidade de Pomerode se envolve com as competições esportivas, promovidas pela Funpeel. Gostaria de parabenizar todos os envolvidos, por estarem sempre unidos participando”, elogiou. 

Rua Rudolfo Rusch
O Vereador Zauri disse que não pode deixar de falar em relação à Rua Rudolfo Rusch, que tanto se abordou nas Sessões. Quero deixar bem claro para a população que nós estamos cobrando. Acredito que dentro dos próximos meses, a Prefeitura estará fazendo a tubulação desta rua, que eu sei que precisa muito. É uma rua que a parte da frente é mais baixa do que a parte de trás. Então a água que escoa para o rio não cai, levanta e acaba alagando as casas da frente. E só depois desemboca no Rio do Testo. Então, é preocupante, é um problema que vem se arrastando entre uns 4 ou 5 anos e a comunidade espera para que seja resolvido”, falou.  

Dia do Trabalhador 
Zauri do Nascimento parabenizou todos os trabalhadores de Pomerode, pelo Dia do Trabalho. “Quem do seu próprio suor faz o seu sustendo do dia a dia. Estes sim merecem reconhecimento. Merecido para aqueles que com o trabalho colhem o fruto do seu próprio alimento”, terminou. 

Serviços diversos
O Vereador Amarildo da Silva apresentou a Indicação nº 79/2014, que solicita ao Executivo Municipal, serviços diversos em prol da comunidade. Segundo o Vereador, os moradores da Rua Luíz Abry, solicitam que seja instalada uma lombada física de solo, no trecho próximo ao prédio nº 2670. Disse que fluxo de veículos naquele local é intenso e os condutores não respeitam os limites de segurança. “O fato já motivou diversos acidentes, o que justifica o pedido e a preocupação. Na Rua Raulina Bauer, as bocas de lobo e a tubulação de esgoto necessitam de limpeza, pois estão parcialmente obstruídas, não dando vazão às águas”, frisou. Amarildo acrescentou que as grelhas de ferro precisam de manutenção, pois muitas delas estão soltas e precisam ser fixadas. 

Ponto de táxi 
Na tribuna, o Vereador Amarildo também apresentou a Indicação nº 80/2014, que solicita à Prefeitura a relocação de ponto de táxi. “A atual localização do ponto de táxi junto ao Hospital e Maternidade Rio do Testo não é adequada, pois atrapalha a visão dos motoristas, que ao sair do pátio do Hospital, ingressam na Rua Hermann Weege”, explicou. Amarildo disse que o fato pode ocasionar acidentes, devido ao grande fluxo de veículos nessa via pública. “Em razão disso, é necessário que a Gerência de Trânsito (GETRAN) promova um estudo técnico para definir o melhor local deste ponto, de modo que ofereça segurança e comodidade aos seus usuários”, finalizou.

Retorno das Indicações
O Vereador Amarildo contou que, em conversa com o Secretario de Governo, ele respondeu algumas solicitações feitas pelo Vereador ao Executivo. “Em relação à colocação de tubos na Rua Gustav Rauh, em breve disse que a obra será realizada. Na Rua Augusto Krueger também deve ser feita a regularização da rede de esgoto. Segundo o Secretário, posteriormente será realizada a sua pavimentação. Na Rua Concórdia, o Secretário disse que ainda não existe previsão. Sobre o terreno da Rua Lorenz Engel, onde os moradores solicitam uma área esportiva, disse que o prefeito conversará com a comunidade, para posterior liberação. Na Rua Otto Behling, também está sendo programada a limpeza de uma área verde para que seja planejado um local de lazer para a comunidade. Em Pomerode Fundos, referente à implantação de um Campo de Futebol, o Secretário disse que também ainda não há previsão”, falou.

Creches
O Vereador Amarildo disse que tem recebido solicitações, quase todas as semanas, de mães e pais solicitando vagas nas creches para seus filhos. “Temos alguns números referentes às vagas nas creches e vejo que, em conversa com profissionais da educação, teríamos que abrir uma sala por mês para atender a demanda de crianças em espera por vagas nas creches. São 144 crianças aguardando. Hoje, conforme conversa com a Secretaria de Educação, foram criadas cerca de 150 vagas desde o ano passado. Tivemos na gestão passada, cerca de 600 vagas criadas. Sei que para atender a demanda é bem complicado, mas temos que abraçar esta causa, pois existem muitas crianças que estão aguardando”, ressaltou. Por fim, Amarildo da Silva desejou felicidades a todos pelo Dia do Trabalhador.

Boca de lobo
Em seu pronunciamento, a Vereadora Karin Hoeft, apresentou a Indicação nº 74/2014, que solicita ao Executivo, a desobstrução de boca de lobo. “A boca de lobo situada na Rua Progresso, entre a Empresa Andritz e a residência nº 495, está obstruída não dando vazão às águas pluviais e ao esgoto, sendo necessário promover a limpeza, para que os transtornos não se repitam”, frisou.

Dia do Trabalho
Em nome da Câmara de Vereadores de Pomerode, o Presidente, Horst Lemke, desejou a classe trabalhadora de Pomerode, felicidades pelo Dia do Trabalho. “Não podemos deixar de mencionar a sua grande importância para o desenvolvimento econômico e social da cidade. Por fim, também em nome dos demais vereadores, gostaria de dar os parabéns à munícipe Norma Rahn, pela passagem de seu aniversário, realizado no dia 27 de abril”, terminou.

ORDEM DO DIA
EM Dr. Bonifácio Cunha 
Aprovado por unanimidade, em única discussão e votação o Projeto de Lei Ordinária nº 2542, do Executivo, que extingue a Escola Municipal Dr. Bonifácio Cunha e dá outras providências. De acordo com o Projeto, fica extinta a Escola Municipal Dr. Bonifácio Cunha, localizada na Rua Testo Alto, nº 6.575, na localidade de Testo Alto. E que a emissão e a guarda do arquivo morto e demais documentos pertinentes à Escola permanecerá sob a responsabilidade da Secretaria de Educação e Formação Empreendedora (SED).

CEIM Profa. Damaris Frahm
Aprovado por unanimidade, em única discussão e votação, o Projeto de Lei Ordinária nº 2543, do Executivo Municipal, que cria o Centro de Educação Infantil Municipal Professora Damaris Frahm e dá outras providências. De acordo com o Projeto fica criado o “Centro de Educação Infantil Municipal Professora Damaris Frahm”, localizado na Rua Testo Alto, nº 6.575, na localidade de Testo Alto. E que as despesas decorrentes da presente Lei correrão por conta de dotação prevista no orçamento em vigor.

Nova creche 
Aprovado por unanimidade, em única discussão e votação, o Requerimento nº 18/2014, do Vereador José Amarildo da Silva, que solicita informações pela Prefeitura, sobre o andamento de um projeto para a construção de uma nova creche na cidade.

Deinfra 
Aprovado por unanimidade, em única discussão e votação, o Requerimento nº 19/2014, dos Vereadores Horst Lemke, Karin Raduenz Hoeft, Zauri Martins do Nascimento, José Amarildo da Silva, Claus Krahn e Rafael Pfuetzenreiter. O Projeto solicita o envio de correspondência ao Deinfra, para que sejam efetuados os serviços de manutenção das tampas de caixas coletoras na SC-421.

Próxima Sessão
A próxima Sessão da Câmara Municipal de Vereadores será realizada na próxima terça-feira, dia 06 de maio de 2014.

Acesse
Acesse as informações e notícias da Câmara Municipal de Vereadores, na íntegra, através do site http://www.cmpomerode.sc.gov.br/

Arquivos


Fotos