Realizada na Câmara formatura Programa Protetor Ambiental

Data: 18/12/2017

Na última quarta-feira (13/12) foi realizada na Câmara de Vereadores a formatura da 1ª turma de Protetores Ambientais de Pomerode e a 23ª Turma de Protetores Ambientais na circunscrição do 2º Pelotão de Polícia Militar Ambiental com sede em Blumenau. Participaram o vice-presidente da Câmara, Ademar Marquardt; o vereador Jean Nicoletto; a secretária de Educação e Formação Empreendedora, Neuzi Schotten; o prefeito Municipal, Ércio Kriek; o 2º Tenente PM CMT do 2º Pelotão de Polícia Militar Ambiental, com sede em Blumenau, Robson Dias Savitras; o major PM SUB CMT do 1º Batalhão de PM Ambiental, com sede em Florianópolis, Marledo Egídio Costa; e o 1º Tenente CMT PM de Pomerode, Fábio Verdasca de Luca, além de alunos do Programa e familiares.

O Coordenador do Projeto, cabo da PM Luiz Antônio Batista, conduziu a solenidade e explicou sobre a importância da atividade. “O Curso de Protetores Ambientais teve seu início em 12 de junho e sua conclusão em 13 de dezembro deste ano, com carga horária de 180 horas/aula. Neste período, os formandos receberam aulas teóricas e práticas que envolveram conteúdo programático nos seguintes temas: Polícia Militar Ambiental, Ecologia, Gestão de Recursos Hídricos, Gestão de Resíduos da Flora, Gestão da Fauna, Legislação Ambiental, Unidades de Conservação e Atividades Interdisciplinares”, explicou.

Na sequência da solenidade, a oradora da turma, Protetora Ambiental Layra dos Santos, procedeu com a leitura do discurso de formatura. Após, os formandos firmaram compromisso em adotar as práticas de proteção e salvaguarda dos recursos naturais, assimiladas no curso, zelando pelo meio ambiente equilibrando e servindo de difusores das ideias conservacionistas, e das normas que tutelam o bem ambiental. O aluno Felipe Alves de Campos foi quem proferiu o juramento dos protetores ambientais. Após, foi feita a entrega dos certificados de conclusão de curso aos novos protetores ambientais.

Representando o Legislativo, o vereador Ademar Marquardt, falou da importância da conscientização ambiental para os jovens. O prefeito do Município e a secretária de Educação do Município também fizeram o uso da palavra.