Confira o pronunciamento do Vereador Horst Lemke na Sessão realizada no dia 09

Data: 09/05/2014

Na Sessão realizada no dia 06 de maio, o Vereador Claus Krahn assumiu a presidência da Casa para que o Vereador Horst Lemke fizesse o seu pronunciamento. Em seu discurso, Horst apresentou a Indicação nº 83/2014, que solicita ao Executivo, tubulação na Rua Augusto Hass. “Na Rua Augusto Hass, já foram levados doze tubos com diâmetro de 1 metro, para escoamento das águas pluviais e esgoto, atravessando o leito da rua. Ocorre que estes tubos já se encontram no local há mais de 6 meses, sem que até o momento sua instalação tivesse sido iniciada, o que está sendo reclamado pelos moradores, pois a tubulação existente é insuficiente para dar vazão, ao passo que a que desce pelas laterais já é de diâmetro igual”, concluiu.

Cursos gratuitos
O Vereador Horst Lemke disse que recebeu uma visita da equipe da Secretaria de Assistência, onde lhe foi solicitada a divulgação em tribuna de dois cursos gratuitos, promovidos pelo Senac.  O Vereador explicou que o Senac oferece em Pomerode os cursos gratuitos de Garçom e Recepcionista. “As matrículas acontecem de 19 a 22 de maio, na Secretaria da Cidadania e Desenvolvimento Social, Rua XV de Novembro, 234, telefone 3387-0662. Os interessados devem comparecer munidos do RG, CPF, Comprovante de Residência e Comprovante de Escolaridade. As aulas serão realizadas na ACIP, Rua Hermann Weege, 2113, centro. A qualificação da mão de obra e o aperfeiçoamento dos profissionais de nossa cidade são de extrema relevância. Desta forma, o que depender desta Casa estaremos divulgando e incentivando, para que a comunidade participe de cursos profissionalizantes e, assim, nos colocamos a disposição, para o que for necessário, dentro da lei”, concluiu.

Vigilância Sanitária
O Vereador Horst falou que ficou surpreso ao saber da notícia de que o Ministério da Saúde cancelou a distribuição de recursos para 1.027 municípios do Brasil. “Segundo portaria publicada no Diário Oficial da União, estão suspensos a transferência de recursos financeiros para os municípios que não cadastraram os serviços de vigilância Sanitária no Sistema de Cadastro Nacional de Saúde e não alimentaram devidamente o sistema nacional ambulatorial. Destes municípios, Pomerode, está presente. Desta forma, é preocupante. Apresentaremos um requerimento da Mesa Diretora para saber o porquê Pomerode aparece dentre estes município. A comunidade precisa saber o que aconteceu”, mencionou.

PAC da Pavimentação
Horst Lemke disse que outro assunto que gostaria de mencionar é sobre os 78 municípios selecionados para o PAC da Pavimentação. “Serão liberados recursos para a pavimentação nas cidades selecionadas e Pomerode não está incluída. Com certeza, a Mesa Diretora fará um requerimento para saber o motivo, já que Pomerode possui tantas ruas para serem pavimentadas. Sabemos que só com os recursos municipais não é necessário para que as obras sejam feitas”, disse.