Realizada Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores Mirins

Data: 15/05/2014

Nesta quarta-feira (14/05), às 15h, foi realizada a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores Mirins de Pomerode. Prestigiaram o evento, os Vereadores Nelson Fischer e Zauri Martins do Nascimento, o Secretário de Governo, Jair Clebber; a Coordenadora do Colégio Dr. Blumenau, Patrícia Trapp, suplentes, familiares e comunidade em geral.

Escola Básica Municipal Dr. Amadeu da Luz
Aprovado por unanimidade, em única discussão e votação, o Requerimento Mirim nº 05/2014, de autoria da Vereadora Mirim Mayara Leticia Gustmann, que solicita ao Executivo, a troca de fiação elétrica na Escola Básica Municipal Dr. Amadeu da Luz. “A fiação elétrica nas instalações da Escola é muito antiga e não atende mais as necessidades de consumo, em especial quando são ligados os aparelhos de ar condicionado, causando constante queda de energia, porque a capacidade de transmissão da energia é insuficiente. Isso também envolve a própria segurança do local, sendo necessário efetuar a troca da fiação. As atuais instalações da Escola já se mostram insuficientes, sendo necessária a sua ampliação para muito breve, e para tanto é necessário adquirir mais terrenos, de preferência os que se situam ao lado do atual, e segundo se sabe o proprietário tem interesse na venda. Como o aumento anual de alunos é grande, essa providência deve ser adotada com a maior brevidade possível”, explicou a autora. Mayara também solicitou melhorias para a quadra de esportes da escola. “Atualmente a quadra de esportes da Escola é aberta, com o que seu uso fica prejudicado em dias de chuva mais forte, sendo necessário fazer o seu fechamento nas laterais. A ideia é que até a coluna horizontal sejam utilizados tijolos e a parte superior a ela, com tijolos vazados para facilitar a ventilação. Com essa providencia será possível seu uso com qualquer tempo, sem riscos para os alunos”, justificou.

E.B. Municipal Noemi Vieira de Campos Schroeder
Aprovado por unanimidade, em única discussão e votação o Requerimento Mirim Nº 03/2014, de autoria da Vereadora Mirim Sabrina Mueller, que solicita ao Executivo, melhorias para E.B. Municipal Noemi Vieira de Campos Schroeder. “Em Pomerode já é feita a seleção do lixo em orgânico e reciclável, que são recolhidos em dias distintos, o que é de fundamental importância para o meio ambiente e inclusive saúde pública. Todavia em algumas escolas de Pomerode, dentre elas a Noemi Schroeder não dispõe de coletores nas cores de identificação próprias, com o que a seleção do lixo fica prejudicada, que são equipamentos cujo preço não é elevado, mas que compensa a finalidade. O tratamento adequado do lixo deve ser incentivado a partir da infância e adolescência, e para isso nada melhor do que se iniciar nos estabelecimentos escolares, motivo pelo qual faço esta proposta ao Executivo, para sua implantação com a maior brevidade possível, para que os alunos possam efetuar a devida separação do lixo”, falou. A Vereadora Mirim também disse que continua pendente de solução a instalação da internet via fibra óptica na escola, pois a parte técnica e de equipamentos está concluída, restando apenas a questão burocrática, que precisa de mais atenção para que o sistema possa ser utilizado e facilitado o acesso dos alunos para as atividades escolares.

Colégio Sinodal Dr. Blumenau
Aprovado por unanimidade, em única discussão e votação o Requerimento nº 04/2014 de autoria do Vereador Mirim Henrique Kraft Bertoldi, que solicita ao Executivo, melhorias para o Colégio Sinodal Dr. Blumenau. “Na Avenida 21 de Janeiro, em frente à Indústria Goede, se localiza um terreno elevado que sofreu um corte de terraplanagem e vem sofrendo seguidos efeitos de erosão com queda de barro que se projeta no espaço do passeio e inclusive sobre parte do seu leito, o que prejudica o deslocamento de pedestres e ciclistas. É preciso que a Administração Municipal exija do proprietário deste terreno que adote as medidas de segurança para evitar a erosão e também que efetue a retirada dos materiais do local, pois é sua obrigação”, explicou. O Vereador Mirim também disse que ao longo da Avenida 21 de Janeiro existem muitos trechos sem passeio, o que dificulta o deslocamento dos pedestres que são obrigados a fazer uso do leito da pista e com isso, se expõe a acidentes. “A obrigação de implantar calçadas é dos proprietários dos imóveis que estremam com as ruas, o que está definido pelo Código Urbanístico, mas que não vem sendo cumprido pelos mesmos. Por esta razão entendo que a Administração Municipal deve resolver este assunto, e sugiro que seja elaborado um programa ou projeto de implantação de calçadas, definindo os padrões e prazos para sua execução”, terminou.

Próxima Sessão Ordinária Mirim
A próxima Sessão Ordinária Mirim será realizará no dia 11 de junho de 2014, às 9h30.