Vereadores mirins visitam as dependências da Prefeitura Municipal e da Usina de Reciclagem

Data: 22/06/2018

Os vereadores mirins da Câmara Municipal tiveram a oportunidade de conhecer as dependências da Prefeitura Municipal e da Usina de Reciclagem do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto - SAMAE, na manhã de quarta-feira (20/06). A ação foi parte do Projeto Câmara Mirim desenvolvido pelo Poder Legislativo de Pomerode. Durante as visitas estiveram acompanhados do presidente da Câmara, Amarildo da Silva, e a assessora da Câmara Mirim, Cleide Rauber.

Na Prefeitura, os mirins foram recebidos pelo prefeito Ércio Kriek, para uma audiência no Salão Nobre. O objetivo principal foi conhecer as atividades desenvolvidas pelo gestor. Na oportunidade, o Prefeito foi questionado pelos jovens vereadores sobre diversos assuntos de seu mandato.

Quanto as principais ações e obras, a serem executadas ou em andamento, Ércio Kriek mencionou a pavimentação de diversas ruas; a revitalização da pavimentação na região do centro cultural; da policlínica e a construção de um posto de saúde para o centro, cujo local está sendo visto; a construção de duas creches em andamento; a ampliação de salas de aula; dentre outras ações.

Perguntado pelos mirins sobre seu Plano de Governo, disse estar conseguindo cumprir. Quando questionado se de alguma forma contribuiu para a sua atual gestão o fato de já ter sido vereador, vice-prefeito, prefeito, secretário de administração e fazenda e agora prefeito novamente, disse que sim e muito, que gerou muita experiência e segurança na tomada de decisões.

Se pretende continuar na política, o prefeito disse ser algo incerto. “Também não tinha planejado ser prefeito agora, no entanto, os caminhos da vida que percorremos vão mudando o rumo do que imaginávamos para nós mesmos”, disse.

Sobre as escolas públicas com equipamentos de informática defasados, o prefeito disse lamentar que nos últimos anos não se fez a substituição, conforme foram ficando obsoletos. “Isso faz com que agora haja um acúmulo de equipamentos a serem substituídos o que dificulta a aquisição em função de um custo elevado de uma só vez. Disse que mesmo assim há um projeto para equipar as escolas e tão logo seja possível será executado. Os setores que precisam de mais atenção são a educação, saúde, segurança e infraestrutura. Destaco que a base para melhora nesses setores é investir em programas de prevenção dentro das famílias”, falou.

De uma forma geral, o prefeito mencionou a falta de interesse e acompanhamento dos cidadãos na vida pública, como por exemplo, nas audiências públicas que o Município convoca para debater questões importantes. Entre muitas outras questões abordadas, por fim os mirins agradeceram a atenção dispensada e na sequência, realizaram uma visita aos departamentos da administração municipal.

Após, na Usina de Reciclagem do SAMAE de Pomerode, os mirins tiveram um aprendizado único e puderam conhecer o processo de triagem do material reciclado. A Usina foi criada em meados de 2008 e conta com aproximadamente 36 funcionários. Os mirins receberam a informação de que o lixo reciclado é separado por tipo, prensado e vendido para empresas previamente licitadas. Que do que é reciclado ainda resta material que não pode ser aproveitado e este vai para o lixo orgânico, cujo depósito fica na cidade de Timbó. “A maioria dos pomerodenses faz a reciclagem de forma correta, no entanto, ainda há pessoas que não tem esse discernimento, jogando restos de comida e, inclusive, agulhas junto ao reciclado, o que acaba ferindo os funcionários, levando-os a ter de fazer diversos exames e a tomar coquetel de remédios para prevenir doenças infecciosas. A destinação correta de agulhas é levá-las em pontos de coleta como farmácias e postos de saúde”, explicou aos mirins, o coordenador de equipe da SAMAE, Paulo Sérgio Brum Fagundes.

Tendo acompanhado todo o processo, o presidente da Câmara, Amarildo da Silva, enfatizou a importância da ação: “Desde cedo cada um dos vereadores mirins está tendo a oportunidade de conhecer de perto a funcionalidade dos Poderes Executivo e Legislativo e, quem sabe, futuramente, participar desse processo”, afirmou.