Ideia do bueiro inteligente é apresentada na Câmara de Vereadores

Data: 06/12/2018

No início da Sessão Ordinária desta terça-feira (04/12), o blumenauense Tiago dos Santos ocupou a Tribuna Livre para falar sobre o aumento da poluição no mundo e apresentar a eficiência de sua criação, o 1º Bueiro Inteligente de Blumenau.

O projeto que repercutiu nacionalmente evita que o lixo das ruas chegue aos rios e oceanos. Desta forma, apresentou e defendeu a ideia para Pomerode e pediu o apoio dos parlamentares e da população.

Destacou que segundo a ONU – Organização das Nações Unidas, um milhão de garrafas são compradas a cada minuto e que cerca de 13 milhões de plásticos chegam aos oceanos todo ano.

Exibiu imagens de vários bueiros da região central de Pomerode, com lixo preso na grade.

Falou de algumas ideias que conheceu mundo afora que inspiraram sua criação. Disse que a grande vantagem do bueiro inteligente é que permite fácil limpeza, inclusive pelos próprios moradores. Falou sobre a repercussão da sua iniciativa. Argumentou que vários veículos de comunicação e políticos de outras cidades lhe procuraram. “As postagens feitas nas redes sociais permitiram que pessoas marcassem políticos do país inteiro para apresentar essa ideia”, explicou.

Por fim, sugeriu que sejam estabelecidos critérios para que as novas ruas passem a contar com algum sistema parecido para evitar poluição de rios e do oceano. Falou sobre a padronização dos bueiros e sobre a criação da campanha “adote um bueiro”.