SIGA A CÂMARA

Sessão


Data: 04/10/2013

SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES - 01/10/2013

CONCLUSÃO DE ATERRO NAS MARGENS DA RUA TESTO ALTO
O vereador José Amarildo da Silva apresentou em seu discurso a Indicação Nº 164/2013, dizendo que na Rua Testo Alto, em frente à residência nº 5394, é preciso concluir o aterro nas margens da rua, para que seja possível a implantação do passeio pelos moradores, e posteriormente a conclusão do muro de sua propriedade.

INSTALAÇÃO DE TUBOS NA REDE DE ESGOTO DA RUA ERNESTO BLANK
Na Rua Ernesto Blank, nas proximidades do nº 990 é necessário instalar tubos na rede de esgoto, pois neste trecho o mesmo corre a céu aberto, causando proliferação de insetos e mau cheiro nas imediações. Tal situação também foi foco da mesma Indicação apresentada.

INAUGURAÇÃO DO INSS EM POMERODE
Amarildo ainda comentou sobre a inauguração da agência do INSS, em Pomerode, prevista para o dia 10 de outubro. Já a partir dia do 11, o atendimento será realizado na cidade. O cidadão só precisará ir, num primeiro momento, até Blumenau, para realizar perícias médicas. Porém todos outros serviços serão feitos em Pomerode.

RECUPERAÇÃO DO ASLFATO NO RIBEIRÃO SOUTO
Zauri Martins do Nascimento se pronunciou em seguida, dizendo que na Rua Ribeirão Souto, por causa do processo de aterro da Netzsch, em Testo Central, foi danificado o asfalto e precisam ser realizados reparados com urgência. De acordo com Zauri, alguns moradores afirmaram que a pista afundou e levantou nas laterais. Dessa forma, os carros tem de ir e vir pela mesma pista, o que pode causar acidentes. O problema ainda tem se agravado, segundo o vereador, pois os caminhões que danificaram esta pista, realizando o aterro, passam pela outra pista que ainda está sem danos, o que futuramente pode ocasionar o mesmo desgaste na pista conservada.

DRENAGEM DO RIO NO RIBEIRÃO SOUTO
Zauri também comentou que este mesmo terreno no Ribeirão Souto, em épocas de enchente é uma região alagável. Com as últimas chuvas fortes, o local ficou alagado; o que prova que é preciso fazer a drenagem do rio urgentemente.  De acordo com o vereador, a promessa era de que a drenagem seria feita antes do aterro, mas ainda não foi feita.

BURACOS
O vereador falou em seu pronunciamento, que existem buracos em algumas ruas. Alguns até já foram mencionados pelos vereadores para que fossem reparados, mas permanecem da mesma forma, e não é feito nada. Isso acontece bastante na Rua Vale do Selke, Rua dos Atiradores, e algumas ruas de Testo Rega. Segundo Zauri, o Executivo precisa ter atenção maior nesses casos, pois os buracos podem trazer danos materiais consideráveis à população.

RUA RUDOLFO RUSCH
O mesmo vereador se pronunciou sobre a Rua Rudolfo Rusch, uma das primeiras ruas que alagam em Pomerode, onde alguns moradores ficaram ilhados durante a última chuva forte. Segundo ele, um fiscal de obras esteve no local e passou a informação que até o fim do ano serão tomadas as providencias, para evitar esse tipo de problema de alagamento.

RUA TERESA RUSCH
Nascimento, na mesma ocasião ,agradeceu o Executivo pela macadamização da Rua Teresa Rusch, e também, no mesmo local, pela melhoria da iluminação que foi feita no final da via, onde este serviço estava precário.  

BOCAS DE LOBO NA RUA TERESA RUSCH
Na mesma rua, Zauri comentou que com a enxurrada, houve danos no local. Isso aconteceu porque a boca de lobo está entupida. Zauri ainda reforçou que existe deficiência de bocas de lobo no local, o que contribuiu para os prejuízos. Por isso, a água da chuva levou o macadame que estava na lateral da via para o meio da rua; portanto é preciso fazer a limpeza do local.

PARABENIZAÇÕES
Zauri também aproveitou a oportunidade para parabenizar os vereadores pela passagem do “Dia do Vereador”. Os idosos também foram parabenizados pelo vereador, já que no dia 1º de Outubro, houve a passagem do “Dia do Idoso”. Por fim, a Miss Santa Catarina recebeu homenagem do vereador Zauri, pela representação da cidade e do Estado, no concurso Miss Brasil.

PONTO DE ÔNIBUS COM ABRIGO DE PASSAGEIROS
Karin Raduenz Hoeft, durante seu pronunciamento, apresentou a Indicação Nº 163/2013, afirmando que na Rua Progresso nas imediações da residência nº 1241, existe um ponto de ônibus ainda não oficializado, que não possui abrigo de passageiros, em razão do que os alunos que dependem do transporte escolar, bem como os demais usuários ficam expostos ao tempo, o que se agrava nos dias de chuva ou de muito sol. Embora seja um ponto não oficial, mas que é observado tanto pelos usuários como pelas empresas de ônibus, este equipamento é importante para a segurança e conforto dos passageiros de ônibus, é preciso priorizar sua instalação. Ela registrou ainda, que o Senhor Werner Arndt se dispõe a doar as telhas para este abrigo de passageiros.

MACRODRENAGEM
Outro assunto abordado pela vereadora Karin, foi a macrodrenagem e desassoreamento feitos pela gestão anterior, onde foram investidos R$5.000.000,00. Segundo ela, muitos pontos que eram atingidos antes, agora, na última enxurrada, não sofreram com as águas. De acordo com a vereadora, esse trabalho foi muito criticado, mas agora é possível ver nitidamente os resultados positivos dos recursos investidos.

EXAMES DE ALTA COMPLEXIDADE
Karin falou também que recebeu, com muita alegria, alguns telefonemas de pessoas que puderam fazer os exames de alta complexidade em Blumenau. Segundo uma secretária, no caso do Hospital Santa Catarina, estavam sendo atendidas entre 10 e 12 pessoas por dia, e que estava impressionada com a atitude dos vereadores.

AVIP - ASSOCIAÇÃO VISITE POMERODE
A vereadora comentou sobre a AVIP (Associação Visite Pomerode), que representado pelo Trade Turístico de Pomerode, é ganhadora do Prêmio Top Turismo 2013, e recebeu no dia 1º de outubro, no Parque Beto Carrero World, o Troféu Beto Carrero de Excelência em Turismo, que é um prêmio de reconhecimento, entregue pelo Governo do Estado.

45 ANOS DO GRUPO FOLCLÓRICO ALPINO GERMÂNICO
O grupo folclórico Alpino Germânico também foi parabenizado pela vereadora, pela passagem dos 45 anos de fundação.

TUBULAÇÃO E BOCA DE LOBO NA RUA TERESA RUSCH
A Indicação Nº 162/2013 foi apresentada pelo vereador Nelson Fischer. O documento tratava sobre a via pública denominada Estrada Teresa Rusch, que possui tubulação de escoamento da água pluvial com apenas uma boca de lobo, localizada na esquina com a Rua Jorge Koch, que está entupida com o material de erosão como barro e macadame, que causa represamento das águas. Este material se espalha pela Rua Jorge Koch, prejudicando a pavimentação asfáltica.  Para solucionar o problema é necessário fazer a desobstrução da boca de lobo e tubulação sob a Rua Jorge Koch. Também é necessário instalar mais algumas bocas de lobo ao longo da Rua Teresa Rusch para evitar a sobrecarga e a erosão, porque atualmente a água da chuva escorre pela lateral da rua em toda a sua extensão e com isso provoca a erosão, conduzindo e lançando os materiais.

DIA DO IDOSO
Fischer falou também em seu pronunciamento, sobre a comemoração do dia 1º de outubro, quando é comemorado o Dia Internacional do Idoso que foi instituído pela ONU em 1991, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões de envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa. Segundo o vereador, cuidados, carinho, valorização e principalmente garantir os direitos, são as principais dificuldades de quem já chegou à terceira idade. O vereador reforçou que a Assistência Social de Pomerode programou atividades para serem desenvolvidas no dia 08 de outubro, no Teatro Municipal, com início às 15 horas, com uma palestra motivacional com o tema: “A melhor idade é agora”, com o palestrante Sandro Libardoni. Serão abordados temas de autoestima, o poder do entusiasmo, cuidados com a saúde, participação, família e fé.


MANUTENÇÃO DE RUAS
O vereador Nelson Fischer ainda falou de alguns trabalhos de reparos em vias públicas, que foram realizadas pelo Executivo. Ele mencionou a colocação de tubos, macamização, região norte e sul da cidade, alargamento de via e colocação de tubulação auxiliar, e outros serviços, em todas as regiões da cidade, com destaque para as regiões Norte e Sul de Pomerode.

POEIRA NAS RUAS
Letícia Tribéss Volkmann, falou sobre as ruas que não possuem pavimentação e que ainda são “de barro”. Ela comentou que a legislação existe, mas ela não é cumprida, pois não existe fiscalização dessas situações. Segundo a vereadora, o caso da poeira chega a ser até de saúde pública; em outras situações, há tanta poeira que não é possível ter visibilidade. Ela disse que é preciso se encontrar uma solução para esta realidade, pois as famílias moradoras nestas vias já se cansaram de tirar fotos para comprovar o problema. Eles aguardam há muito tempo, uma solução.

LICENÇA NÃO REMUNERADA
A vereadora Letícia também formulou o pedido de licença, sem remuneração, para tratar de assuntos particulares, pelo período de trinta dias, a iniciar no dia 16 de Outubro de 2013, inclusive, com término no dia 14 de Novembro de 2013, através do Requerimento Nº63/2013. Em razão dessa licença, ela solicitou que sejam adotadas as providências necessárias para a convocação imediata após o seu afastamento, do suplente.

RECUPERAÇÃO DE PONTILHÃO SOBRE O RIBEIRÃO POMERODE FUNDOS
 Rafael Pfuetzenreiter apresentou a Indicação Nº 160/2013, falando que o pontilhão existente sobre o Ribeirão Pomerode Fundos, na entrada da Rua Pomerânia, que foi recentemente recuperado, voltou a ser danificado nos últimos dias, por um veículo de maior porte, que atingiu as grades laterais de proteção que foram quebradas e derrubadas. Como as mesmas reforçam a segurança do pontilhão, em especial para os pedestres e ciclistas, é preciso que sejam restauradas com a maior brevidade possível, para eliminar riscos maiores de acidentes pessoais.

REPOSIÇÃO DA BANDEIRA DA ALEMANHA NA ROTATÓRIA DA RUA XV DE NOVEMBRO.
A Indicação Nº 161/2013, foi apresentada pelo vereador Horst Lemke. No documento ele apontou que na rotatória localizada na confluência das Ruas XV de Novembro com Arnoldo Hass, estão hasteadas diversas bandeiras, das quais a da Alemanha está desgastada pelo tempo, com suas cores desbotadas, inclusive rasgada. Como em Blumenau e demais cidades do Vale estão iniciando as Festas de Outubro, Pomerode recebe a visita de centenas de turistas, o que exige que algumas providências sejam tomadas para assegurar um visual de destaque da cidade, quer pela limpeza das vias públicas, praças e demais locais, e dentre eles a citada rotatória, que é o primeiro cartão de visitas da cidade. Assim sendo, a substituição dessa bandeira deve ser providenciada com a maior urgência possível.

ORDEM DO DIA

CRIAÇÃO DA COMENDA DO MÉRITO LEGISLATIVO “PROFESSORA PAULA UBER”
Aprovado por unanimidade, o Projeto de Decreto Legislativo Nº 115/2013, dos vereadores
Claus Krahn, Horst Lemke, José Amarildo da Silva, Karin Raduenz Hoeft, Rafael Pfuetzenreite e Zauri Martins do Nascimento, que “Cria a Comenda do Mérito Legislativo ‘Professora Paula Uber’” que homenageará personalidades que no âmbito do Município de Pomerode, se destacaram como educadores, de maneira expressiva e notável.

MULTAS DE TRÂNSITO ENTRE 2009 E 2012
Aprovado por unanimidade o Requerimento Nº 61/2013 dos Vereadores Marcos Dallmann e Nelson Fischer. “Objeto: Multas de trânsito aplicadas no período de 2009 a 2012”.

A PRÓXIMA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE POMERODE, VAI SE REALIZAR NO DIA 08 DE OUTUBRO, ÀS 19 HORAS.

Todos os Projetos de Lei, Indicações e Requerimentos podem ser consultados na íntegra através do site da Câmara Municipal de Vereadores de Pomerode: www.cmpomerode.sc.gov.br

Arquivos


Fotos