Sessão Mirim aprova quatro Requerimentos Mirins

Data: 12/06/2014

Nesta quarta-feira (11/06), às 9h30, foi realizada a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores Mirins de Pomerode. Com o objetivo de proporcionar maior subsídio no âmbito legislativo, antes do início da Sessão, a Assessora da Câmara Mirim, Cleide Rauber, organizou uma reunião preparatória com os Parlamentares Mirins, onde foram abordados os seguintes assuntos: agendamento de vista com a Promotora; o cumprimento do Regimento Interno Mirim (RIM) sobre assistir a duas sessões, sob pena de perda de mandato; situações em que os suplentes poderão assumir; reforço na instrução sobre o diálogo de cada Mirim para com seu Diretor de Escola; levando os assuntos aprovados na câmara e as respostas recebidas pelo Executivo. Cleide explica que para próxima Sessão, os Vereadores Mirins deverão apresentar uma pesquisa sobre projetos de lei aprovados em outras Câmaras Mirins e um questionário sobre conhecimentos gerais do RIM.

Por fim, antes do início da Sessão, foram lidas e discutidas as respostas que receberam dos requerimentos que haviam sido encaminhados ao Executivo Municipal. “A Câmara Municipal está à disposição para prestar qualquer tipo de orientação que os Vereadores Mirins precisarem. Estes encontros antes das Sessões são importantes para atingir este objetivo”, explicou a Assessora.

Após, foi dado o início da Sessão Ordinária Mirim, que contou com a presença do Vereador Claus Krahn, do Secretário de Governo, Jair Clebber, da Coordenadora do Colégio Dr. Blumenau, Patrícia Trapp, suplentes, familiares e comunidade em geral.

Melhorias para o transporte escolar

A Vereadora Mirim, Pámela Oliveira de Souza, apresentou o Requerimento Mirim nº 06/2014, aprovado por unanimidade, que solicita ao Executivo, melhorias no transporte coletivo. “Desde o ano passado, na comunidade escolar de Pomerode Fundos, vem ocorrendo muitos atrasos dos ônibus que transportam os alunos após o termino das aulas. Existem alunos que chegam em casa duas horas após o término das aulas, o que não é aceitável. Este problema está causando muita preocupação aos pais, que telefonam constantemente preocupados com os filhos e manifestando seu inconformismo. Também é interessante que tivesse uma pessoa para cuidar dos alunos no embarque e desembarque, para evitar que ocorram acidentes, em especial para as crianças com necessidades especiais que dependem desse transporte”, justificou.

Melhorias para a Rodovia SC 110

Aprovado pela totalidade, o Requerimento Mirim nº 07/2014, da Vereadora Mirim, Eduarda Romig, que solicita à Prefeitura melhorias para a Rodovia SC 110. “A aluna Taynara Flohr sofreu uma queda de bicicleta quando trafegava pela margem da rodovia SC 110. Este trecho da rodovia está abandonado, pois não recebe manutenção há muito tempo. É preciso que a Administração Municipal exija uma ação mais efetiva do Governo Estadual e da Secretaria 15ª Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional do Governo. São necessárias as seguintes providencias, com toda urgência: recuperar as 4 lombadas físicas no trecho próximo do acesso a Escola Básica Municipal Almirante Barroso, defronte a Igreja Luterana, religar e relocar a lombada eletrônica para próximo à igreja; a instalação de uma ilha de segurança acompanhada de faixa de pedestres, no meio da pista defronte a Igreja Luterana a fim de garantir maior segurança no trânsito e no deslocamento dos 555 alunos da EBM Almirante Barroso e as 440 famílias da APP, bem como as pessoas da comunidade de Testo Rega que estão vulneráveis à violência do trânsito; a implantação de uma ciclovia assim que ocorrer a revitalização da SC 110 - Pomerode/Jaraguá do Sul, pois é muito grande o número de pessoas que se valem deste tipo de transporte, que atualmente estão totalmente desprotegidos neste trecho; no trecho da serra, na denominada Curva das Três Marias é preciso instalar uma sinalização vertical e de solo adequada, com utilização de tachões luminosos e sonorizadores na pista, a fim de assegurar a redução da velocidade dos motoristas, pois ali semanalmente ocorrem acidentes.

Construção de um abrigo para passageiros

Aprovado por unanimidade, o Requerimento Mirim nº 08/2014, de autoria do Vereador Mirim, Maicon Knopf, que solicita ao Executivo, a construção de um abrigo para passageiros. “Defronte à E.B.M Hermann Guenther há um ponto de ônibus que precisa com urgência da construção de um abrigo para passageiros. Outra questão solicitada é o reparo da calçada em frente à referida escola, que possui irregularidades”, falou.

Substituição de semáforos e segurança para ciclistas

Aprovado por unanimidade, o Requerimento Mirim nº 09/2014, de autoria do Vereador Mirim Henrique Bertoldi, que solicita à Prefeitura a substituição de semáforos e mais segurança aos ciclistas. “Os três semáforos existentes na região central da cidade, são de modelos antigos. Sugiro que o Executivo, através da Gerência de Trânsito, substitua estes equipamentos por modelos mais modernos, e utilizá-los em outros locais da cidade”, justificou. Henrique Bertoldi também relata que a cada dia que passa aumenta o número de pessoas que utilizam a bicicleta. Que existe espaço de ciclo faixa nas ruas XV de Novembro, Luiz Abry, Hermann Weege e Presidente Costa e Silva, o que não acontece com a Avenida 21 de Janeiro, que hoje corta o centro num longo trecho. “Sei que o assunto é polêmico, mas precisa ser avaliado, pois as bicicletas são um meio de transporte limpo e prático, cujo uso deve ser estimulado. Peço ao Executivo e GETRAN, maior segurança para os ciclistas em seus deslocamentos”, disse.

Próxima Sessão Ordinária Mirim

A próxima Sessão Ordinária Mirim será realizada no dia 09 de julho de 2014, às 15h. Na ocasião, será eleita a segunda Mesa Diretora deste mandato.