Câmara Mirim aprova dez Requerimentos

Data: 16/07/2014

Na quarta-feira (09/07), a Câmara Mirim de Pomerode aprovou dez Requerimentos Mirins pela totalidade, com a ausência justificada da Vereadora Mirim Mayara Letícia Gustmann.

Reunião preparatória
Como de costume, antes do início da Sessão, a Assessora da Câmara Mirim, Cleide Rauber, organizou uma reunião preparatória com os Parlamentares Mirins. Na ocasião foi agendada uma visita à promotora, Dra.  Márcia Denise kandler Bittencourt Massaro, com os vereadores mirins, com o intuito de aprimorar conhecimentos sobre o papel do Ministério Público para com os cidadãos. Também, foram questionados dois vereadores mirins que ainda devem assistir à duas sessões, sob pena de perda de mandato.

No momento, foi abordada a importância do uso da tribuna pelos vereadores, que auxilia na prática da oratória e distribuído informativo semanal da Câmara para que cada Vereador Mirim distribua em sua sala de aula, contribuindo para disseminar ações do Poder Legislativo dentro da escola. Cleide disse cobrar constantemente o diálogo com seus diretores sobre o que a Câmara Mirim faz, a divulgação de seus requerimentos na escola, e assuntos pendentes de resolução que podem ser abordados em forma de requerimentos nas sessões. “Da mesma forma a releitura feita com eles sobre o questionário que responderam sobre o Regimento Interno da Câmara Mirim, com o objetivo de estreitar os conhecimentos”, disse. Por fim, foram discutidas em conjunto as respostas recebidas do Prefeito Municipal, sobre seus Requerimentos, entre outros assuntos.

Requerimentos aprovados

- Requerimento Mirim nº 10/2014, de autoria Pamela Oliveira de Souza, que trata da não aceitação de atendimento no posto de saúde próximo a EBM Prof. Vidal Ferreira, em Pomerode Fundos. Conforme Pamela, se um funcionário da escola passa mal, só poderá ser atendido se pertencer à comunidade de Pomerode Fundos, ou ao contrário, dirigir-se ao posto de saúde de seu respectivo bairro.
- Requerimento Mirim nº 11/2014, de autoria da Vereadora Mirim Pamela de Souza, que solicita ao Executivo a cobertura da quadra de esportes da EBM Prof. Vidal Ferreira.
- Requerimento Mirim nº 12/2014, de autoria do Vereador Mirim Igor Nunes, que solicita a instalação de lixeiras, em quantidade suficiente, a começar pela Rua Hermann Weege, trecho da Escola Curt Brandes. Também reforça o pedido para a manutenção das calçadas irregulares e rachadas no município.
- Requerimento Mirim nº 13/2014, de autoria do Vereador Mirim, Igor Nunes, que solicita a Getran, uma faixa de travessia de pedestres na Rua XV de Novembro, entre a Empresa Fakini Malhas e a Capela.
- Requerimento Mirim nº 14/2014, de autoria do Vereador Mirim Maicon Knopf, que solicita ao Executivo a execução de uma rotatória central no entroncamento da Av. 21 de Janeiro, com a Rua Karl Guenther, composta com grama ou flores, de tamanho suficiente, de forma a que os carros que nela ingressem, tenham de reduzir a velocidade e contorná-la quando do acesso às vias, sinalizada e com faixas de pedestres nos locais adequados.
- Requerimento Mirim nº 15/2014, de autoria da Vereadora Mirim Nicolle Passold, que sugere ao Executivo um horário flexibilizado, fora do horário comercial, de forma a atender até mais tarde a população que deseja frequentar a Biblioteca Pública Municipal. Também, no prédio da EBM Olavo Bilac existem algumas rachaduras, assim como em outras escolas. Pede que o Município junto com a Defesa Civil faça, após o término das aulas, uma vistoria em todas as escolas e avaliem quais tem esse problema e o grau de gravidade de cada uma.
- Requerimento Mirim nº 17/2014, de autoria da Vereadora Mirim Nicolle Passold, sugere ao Executivo que defronte o CEI Waltrut Siewerdt, seja feita uma lombada física.
- Requerimento Mirim nº 18/2014, de autoria da Vereadora Mirim Eduarda Romig, que solicita ao Executivo um instrutor para a FUNPEEL, para que os alunos da escola EBM Almirante Barroso possam aprender o Jogo de Xadrez.
- Requerimento Mirim nº 19/2014, de autoria do Vereador Mirim Henrique Bertoldi, que solicita ao Executivo, a pavimentação da Rua dos Atiradores. Também, a drenagem pluvial do Rio do Testo, ao longo da mesma.
- Requerimento Mirim nº 20/2014, de autoria da Vereadora Mirim Sabrina Muller, que solicita ao Executivo, a poda de árvores nas margens da Rua Lorenz Engels, transversal da Rua dos Atiradores.