SIGA A CÂMARA

Sessão


Data: 24/10/2013

SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES - 22/10/2013
 
SERVIÇOS DIVERSOS 
A Indicação Nº 174/2013, foi apresentada pelo vereador José Amarildo Silva. Segundo o documento, na Rua Carlos Belz, em frente à residência nº 300, existe um córrego que se estende pela margem, sendo necessária a implantação de tubos para possibilitar seu escoamento e viabilizar a construção da calçada frontal às residências.
Na mesma Indicação, Amarildo apontou que na Rua 1º de Maio os paralelepípedos foram retirados do leito das calçadas, mas até o momento não foram recolocados.
Ele falou também que os paralelepípedos da Rua Hermann Weege, no trecho próximo da Escola Curt Brandes, estão em desnível em razão da irregularidade do leito, o que dificulta o tráfego e a segurança, em razão do risco de acidentes. 
 
CAVALARIA EM POMERODE
Amarildo comentou ainda sobre a vinda da Cavalaria da PM para Pomerode. E em seu pronunciamento questionou se a vinda desta tropa de segurança será providencial para a cidade. Ele indagou o que estes policiais poderão fazer em prol da cidade para torná-la mais segura. O vereador também falou sobre a questão de manter esta Cavalaria na cidade, já que manter esses animais com alimentação, veterinário, baias, treinamento e outros itens,  gerará um custo para o Executivo. Ele se pronunciou ainda sobre a necessidade seria de efetivo humano para o atendimento das ocorrências e para gerar um sentimento de tranquilidade aos moradores. Por fim, ele parabenizou a iniciativa da Administração Pública, mas frisou a importância do policiamento ostensivo humano. 
 
4ª FESTA DO BORREGO NO ROLETE
Nelson Fischer convidou a população para participar da 4ª festa do Borrego no Rolete, organizada pelo Grupo Criadores do Testo, no Pavilhão de Eventos da Festa Pomerana , nos dias 25, 26 e 27 de outubro. Alem da gastronomia tambem haverá exposição de tratores, caminhões, exposição de gado , ovelhas e cavalos, exposição de orquídeas, voos panorâmicos de helicóptero. 
 
JOGOS ABERTOS DE SANTA CATARINA
Fischer comentou que no dia 15 de outubro, aconteceu a abertura dos Jogos Abertos de Santa Catarina, etapa regional Leste/Norte, na cidade de Canoinhas. Pomerode participou no Bolão M/F; Bocha M/F e Futsal M. A cidade começou competindo na bocha feminina, conseguindo ganhar todas as partidas no individual, na dupla e no trio contra Brusque; perdendo apenas uma partida no individual para São Bento do Sul e assim conseguiram passar para segunda fase. Com uma brilhante participação Pomerode venceu de Jaraguá do Sul e com essa vitória se classificou para disputar a final. Pomerode perdeu a final contra Itajaí. Pela primeira vez o município participa da Bocha Rafa Vollo e conquistou o troféu de 2º lugar. Com essa conquista, Pomerode se classificou para a etapa estadual dos Jogos Abertos de Santa Catarina que será realizada em Novembro na cidade de Blumenau. Tambem o ex-vereador Arno Muller esteve nos jogos fazendo a cobertura pela Rádio Pomerode, com chamadas informando o andamento e resultado dos jogos , fazendo entrevistas com os participantes que se sentiram valorizados. A etapa estadual dos Jogos Abertos será em Blumenau de 20 a 30 de novembro Pomerode irá participar de 9 modalidades, sendo elas: atletismo, bocha rafa vollo, ciclismo, karatê, natação, punhobol, tiro ao prato, tiro armas longas e xadrez.
 
CELESC
Horst lemke falou que em julho deste ano, um grupo de vereadores teve uma audiência com o presidente da Celesc, em Florianópolis. Na ocasião foram levadas diversas reivindicações da população sobre a questão de energia elétrica, dentre as principais as constantes quedas de energia e ao atendimento de emergência no 0800. Na ocasião, segundo Horst, o presidente da Celesc se comprometeu em estudar o caso para viabilizar uma forma mais rápida de atendimento à população. Horst citou que houve uma forte trovoada na segunda-feira (21/10) e na ocasião diversas residências e estabelecimentos comerciais ficaram sem energia elétrica. Os pedidos de reestabelecimento de energia precisaram ser feitos pelo 0800, mas o retorno foi lamentável. Quem conseguiu algum atendimento precisou esperar cerca de duas horas para completar uma ligação. O vereador falou que isto não pode acontecer e que a verdade é muito simples, apontando que o 0800 só atende os interesses da Celesc e esquece dos consumidores que estão desamparados
 
RENOVAÇÃO PINTURA CICLO FAIXA
A Indicação Nº 173/2013 foi apresentada pela vereadora Karin Raduenz Hoeft. No documento consta que a pintura da sinalização de solo da ciclovia da Rua Presidente Costa e Silva, a partir da esquina com a Rua Gustav Weber precisa ser renovada, pois se encontra desgastada pelo tempo, o que dificulta a sua identificação pelos ciclistas. A cada dia aumenta o número de ciclistas em nossa cidade, tanto de pessoas que utilizam a bicicleta para deslocamento ao serviço como aquelas que a utilizam como atividade física e mesmo passeios, motivo pelo qual a Administração Municipal deve, através da Gerência de Trânsito, deverá proporcionar as melhores condições de segurança para as ciclovias, de modo a possibilitar total conforto e segurança.
 
INAUGURAÇÃO DA SALA DE PEDIASUIT
Karin tanbém falou sobre a inauguração da Sala de Pediasuit, no Centro de Atendimento Especializado em Educação Especial, da Apae. Ela aproveitou a oportunidade para parabenizar o presidente da entidade, Almir Bieging, juntamente com a direção, professores e funcionários, por não medirem esforços para que a instituição tenha o melhor suporte técnico e pedagógico possível aos alunos.
 
AGRADECIMENTO 
O vereador Rudi Voigt, fez seu primeiro pronunciamento na tribuna. Na oportunidade agradeceu a confiança dos eleitores pelos votos recebidos. Além disso, agradeceu também sua família, ao Partido dos Trabalhadores e à vereadora Letícia, pela oportunidade. 
 
BURACOS
Rafael Pfuetzenreiter falou a respeito da ausência das faixas de pedestre no Centro. No início do ano ele comentou que já havia feito a solicitação para que elas fossem novamente pintadas. Ele reforçou o pedido, pois é uma necessidade urgente para a segurança dos pomerodenses. Mesmo os moradores que não moram na região central, se deslocam para o Centro para pagarem contas e fazerem suas compras, sendo a pintura das faixas e sinalização muito importantes 
 
COLOCAÇÃO TUBULAÇÃO
O vereador Claus Krahn apresentou a Indicação Nº 175/2013, dizendo que junto da margem esquerda da Rua Progresso, nas imediações da residência número 6358 em Testo Alto, as águas pluviais e o esgoto correm a céu aberto, e em razão do desnível entre o leito da rua e da passagem, existe um grande risco de acidentes, tanto para ciclistas, motociclistas e carros, sendo necessário instalar uma tubulação, e em seguida ajustar o local com o nível da rua.
 
VISITAS AOS POSTOS
Claus ainda falou sobre a visita realizada a alguns postos de saúde, juntamente com o vereador Horst e a vereadora Karin, para verificar o atendimento efetuado pelas unidades de saúde. Depois de visitar o quarto posto, Claus disse que foi surpreeendido por uma ligação do Procurador Geral do Município, que o perguntou em tom de ameaça, o que os vereadores estavam fazendo e qual a intenção deste trabalho, já que não estavam amparados pela Lei.
Claus falou que não cabe a ele mostrar qual o trabalho de um Procurador, mas que ele sabe que não é a de impedir um vereador de cumprir seu dever.
 
ORDEM DO DIA
INFORMAÇÕES SOBRE EMPREITEIRA PAVIPLAN
Aprovado por unanimidade o Requerimento nº 65/2013 dos Vereadores José Amarildo da Silva e Marcos Dallmann: “Objeto: Informações do Executivo com referência aos trabalhos realizados pela empreiteira Paviplan, quanto à pavimentação asfáltica da Rua Rega II, que desde a conclusão apresentou sérios problemas na base”.
 
CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE
Aprovado por unanimidade o Requerimento nº 67/2013 dos Vereadores José Amarildo da Silva e Rafael Pfuetzenreiter: “Objeto: Criação do Conselho Municipal da Juventude no município”.
 
ESTÍMULO ECONÔMICO PARA A EMPRESA EKW DO BRASIL
Aprovado por maioria, contrário apenas o vereador Rudi Voigt, o Projeto de Lei  Nº2498, do Executivo, que: “Autoriza o Poder Executivo Municipal conceder a empresa EKW do Brasil - produtos refratários Ltda, estímulo econômico, com fulcro na Lei nº 1225 de 24 de maio de 1995”.
 
CESSÃO DE USO DE IMÓVEL
Aprovado por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária Nº2499, do Executivo, que: “Autoriza o Executivo municipal a firmar termo de cessão de uso de imóvel de sua propriedade com o Estado de Santa Catarina, por intermédio da Secretaria de Estado de Assistencia Social, Trabalho e Habitação”.
 
A PRÓXIMA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE POMERODE, VAI SE REALIZAR NO DIA 29 DE OUTUBRO, ÀS 19 HORAS.
 
Todos os Projetos de Lei, Indicações e Requerimentos podem ser consultados na íntegra através do site da Câmara Municipal de Vereadores de Pomerode: www.cmpomerode.sc.gov.br 
 
 
 
 
 
 

Arquivos


Fotos