SIGA A CÂMARA

Realizada última Sessão Mirim do ano


Data: 14/11/2014

Na quarta-feira (12/11), às 15h, foi realizada a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores Mirins de Pomerode. Antes do início da Sessão, a Assessora da Câmara Mirim, Cleide Rauber, se reuniu com os Mirins e abordou diversos assuntos em uma breve reunião. 

Primeiramente, a Assessora frisou a importância de todos usarem a Tribuna nesta, que foi a última Sessão da Legislatura. Foram debatidas a divulgação nas escolas sobre os Requerimentos aprovados na Câmara; a visita à Câmara de Blumenau; o incentivo e o acompanhamento dos mirins para com os eleitos nas escolas para o ano de 2015. Por fim, foi realizada a entrega da autorização para colher assinatura dos pais para viagem que recebem da Câmara. O passeio está agendado para o dia 21 de novembro, com destino à Urubici e Serra do Rio do Rastro. 

Por fim, foram discutidas as respostas do Prefeito sobre os dois últimos Requerimentos aprovados. Em relação ao Requerimento Mirim nº 28/2014, que solicitou o revestimento asfáltico da Rua Ribeirão Areia, trecho entre a ponte e a Loja Marcimar, o Município informou que já está no cronograma de execução, mas que enfrenta alguns problemas com a empresa ganhadora da licitação, pois não está cumprindo com os prazos e com a qualidade do trabalho. Ainda no mesmo Requerimento, em relação à solicitação de bocas de lobo na Rua Dr. Blumenau, próximo ao cruzamento da Avenida 21 de Janeiro, o Executivo informou que implantar mais uma boca de lobo não resolverá a situação, pois a drenagem ali existente é antiga. E por fim, o pedido de proibição de estacionamento dos dois lados da Avenida 21 de Janeiro, sentido centro / Ribeirão Areia, trecho entre a Polícia Militar e a ponte, o Município informou que será proibido o estacionamento, pois os ônibus deixarão de passar pela área central da cidade (reurbanizada) e serão direcionados pelas Ruas Hermann Schwanke, Avenida 21 de Janeiro e Fritz Wachholz. O ponto de ônibus deixará de funcionar em frente à Igreja Luterana e será transferido para a Avenida 21 de Janeiro, em frente à quadra de areia do Colégio Dr. Blumenau, quase ao lado do estacionamento particular. 

A outra Indicação, de nº 29/2014, apresentada pela Vereadora Mirim Sabrina Mueller, que solicitou coletores de lixos personalizados, o Município informou que já estão sendo providenciados. Sabrina ainda reivindicou a colocação de tubulação em frente à EEBM Profa. Noemi Vieira de Campos Schroeder. O Executivo pediu desculpas por ainda não ter atendido à solicitação e informou que está se organizando para que a obra seja feita antes do final do ano. 

Início da Sessão Ordinária Mirim 
Dando sequência às atividades, foi dado o início da Sessão Ordinária Mirim, que contou com a presença do Presidente da Câmara, Horst Lemke, dos Vereadores Amarildo da Silva, Claus Krahn, Marcos Dallmann e Nelson Fischer, do Secretário de Governo, Jair Clebber, da Coordenadora do Colégio Dr. Blumenau, Patrícia Trapp, suplentes, familiares, comunidade em geral e alguns dos Mirins eleitos da Legislatura 2015. 

Ordem do Dia 

Segurança e infraestrutura

O Vereador Mirim, Maicon Knopf apresentou o Requerimento Mirim nº 30/2014, aprovado por unanimidade, que solicita ao Executivo maior segurança para os alunos da Escola Hermann Guenther. “Peço que sejam instaladas novas barras de proteção na arquibancada do ginásio da Escola, pois as atuais estão deterioradas”, justificou. 

Maicon também apresentou o Requerimento nº 32/2014, aprovado por unanimidade, onde defende que Pomerode recebe milhares de turistas e visitantes por mês. “Porém, a infraestrutura urbana local não possui banheiros públicos, o que obriga os visitantes a fazer uso dos restaurantes e lanchonetes, isso precisa ser solucionado e a melhor maneira é a instalação de banheiros públicos permanentes”, concluiu.  

Iluminação pública e irrigação de rua 
A Vereadora Mirim Eduarda Romig apresentou o Requerimento Mirim nº 33/2014, aprovado por unanimidade, que solicita iluminação pública para a Rua Oto Kickhoefel. “Esta Rua não possui iluminação pública, o que causa transtornos, incômodos e insegurança aos moradores. Por isso, peço luminárias ao longo do seu leito”, disse. Eduarda também pleiteou que os moradores da Rua Gustav Rauh, reclamam que o carro pipa não faz a irrigação do seu leito e que sofrem com a poeira e sujeira.

Serviços diversos
O Vereador Mirim Henrique Bertoldi apresentou o Requerimento nº 31/2014, aprovado por unanimidade, que solicita ao Município, diversos para a comunidade. Segue abaixo, os serviços solicitados: 
- O gabarito da largura da Rua Ribeirão Areia no trecho após a Escola Duque de Caxias é muito estreito e não atende às necessidades de tráfego, onde estão instaladas algumas empresas e muitas residências.
- Solicito a instalação de postos policiais nos limites do município para que haja maior segurança nas divisas do Município em especial o controle das pessoas que vem ao Município. Maior patrulhamento dos policiais nos bairros para que roubos e furtos sejam evitados. 
- Implantação de rotatória no cruzamento da Rua Dr. Blumenau com a Av. 21 de Janeiro visto que é um trecho perigoso, onde o risco de acidentes é muito grande.
- Na Rua Frederico Weege, mais precisamente no aclive junto ao Salto há um desnível dos paralelepípedos, sendo necessário o nivelamento dos mesmos para maior segurança do trânsito no local.
- O tempo de passagem dos veículos no semáforo próximo da Point Car - sentido Rua Luiz Abry para Rua Presidente Costa e Silva -, é muito reduzido, pois apenas passam em média três ou quatro carros, o que provoca filas no local, que dificultam todo o tráfego.

Entrega de Kit de Material Escolar
Após o término da Sessão, os Vereadores Mirins receberam cada um, um kit de material escolar. De acordo com a Assessora, Cleide Rauber, o projeto Câmara Mirim prevê em sua criação, incentivos em forma de lanche após cada Sessão, viagem pedagógica anual e a concessão de material escolar em um Kit que contém: tesoura, dois cadernos 96fls., dois cadernos 200fls, caderno de 96fls, agenda, régua, cola, lapiseira, borracha, seis canetas, lápis, apontador, caixa de lápis de cor, pasta para arquivo de folhas A4 e compasso. O material foi entregue das mãos dos Parlamentares presentes. 

Arquivos


Fotos