SIGA A CÂMARA

SESSÃO SOLENE DE INSTALAÇÃO DA SESSÃO LEGISLATIVA 2015


Data: 28/01/2015

Na terça-feira (27/01) foi realizada Sessão Solene de Instalação da Sessão Legislativa 2015. Estiveram presentes, os membros do Legislativo, o prefeito, Rolf Nicolodelli, o vice-prefeito, Ricardo Campestrini, secretários, comunidade e imprensa. 

Palavra do Presidente, Amarildo da Silva

O presidente da Câmara de Vereadores, Amarildo da Silva, saudou a todos os presentes e proferiu com o seu discurso, conforme segue na íntegra: 

De acordo com a legislação em vigor, especialmente o Regimento Interno da Câmara Municipal de Pomerode, dou por iniciada a solenidade de Instalação da Sessão Legislativa do ano de 2015, cumprimentando a todos e invocando a presença e a proteção de Deus para que ilumine nossos trabalhos. 
Quero registrar que no ultimo dia 21 de janeiro, Pomerode comemorou mais um aniversário de sua emancipação política, ocorrida em 1959, tornando-se oficialmente município catarinense, com a posse de seu primeiro governo, já tendo decorrido desde então, 56 anos.
Ao longo destas cinco décadas, Pomerode viveu um processo de crescimento econômico e social, passando de município colonial e rural para industrial, com a implantação de dezenas de empresas, lembrando que esta etapa se iniciou pelas duas primeiras grandes indústrias, a Weege Indústria e Comércio, que produzia lacticínios e embutidos, muito famosos em todo sul do país, e a Porcelana Schmidt. A partir da década de 60, novas indústrias se multiplicaram o que continua até os dias atuais.
Pomerode possui uma economia robusta com empresas de diversos setores, como confecção, porcelanas, plásticos, brinquedos, metalurgia com tecnologia de ponta, num parque fabril variado, além da prestação de serviços, importação e um comércio muito atuante, sendo conhecida no país e no exterior em razão do seu potencial turístico, fincado nas tradições germânicas, cuja cultura é mantida pela população. Podemos dizer que Pomerode é uma cidade moderna, que não esqueceu o seu passado, que busca preservar, e dedica especial atenção para a educação, segurança e saúde da população. E a Câmara Municipal participa ativamente deste processo evolutivo, expressa que se sente feliz em participar das comemorações alusivas ao aniversário da cidade, juntamente com a população. E aproveita, para renovar seu compromisso de atuar sempre na defesa dos interesses e valores da comunidade, para assegurar o desenvolvimento econômico e social, buscando a valorização das pessoas que aqui vivem e, que a cada dia, participam deste grande processo, para obtenção de uma maior qualidade de vida. 
A Sessão Solene de Instalação está prevista no Regimento Interno de nossa Câmara, e tem por finalidade abrir os trabalhos de cada sessão legislativa, que tem a duração de um ano, que se encerra sempre no dia 20 de dezembro.  Ela tem por objetivo iniciar oficialmente as atividades anuais do Poder Legislativo, e de fortalecer os princípios da harmonia e independência entre o Poder Legislativo e Executivo, o que se efetiva pelo espaço reservado ao Município, para apresentar sua mensagem anual à população pomerodense. E também, oferece espaço para cada vereador realizar a sua saudação de inicio de ano. 
O vereador na sua condição de criador de leis deve ser o portador das vontades do povo, da sociedade a que serve, e que devem ser oficializadas através das leis, que todos devem cumprir.
Esta Casa, através de seus vereadores, sempre foi porta voz da população em todos os sentidos. Cada um de seus membros, sempre foi o meio de ligação entre o povo e o governo municipal, o que tenho certeza também será honrado neste ano legislativo pelos meus ilustres colegas e por mim próprio.
Gostaria de agradecer aos ilustres companheiros a confiança que depositaram em minha pessoa para a direção administrativa e dos trabalhos legislativos desta Casa para a sessão legislativa de 2015, e não medirei esforços para conduzir a Câmara Municipal, observando não só as normas legais, como também os princípios definidos pela Constituição Federal.
O meu objetivo é conduzir os trabalhos com serenidade e transparência, num clima de respeito e cordialidade, tendo por meta atender os superiores interesses da cidade e da população. O ano de 2015 também representa o primeiro ano da presidente reeleita, dos governadores, deputados federais, estaduais e parte dos senadores. Não posso deixar de registrar que o povo brasileiro espera da presidente da República ações concretas e eficazes no combate a corrupção, que está assumindo proporções destruidoras, tanto nas esferas do governo como nas empresas estatais, o que precisa ser estancado. Também espera dos legisladores federais, mais dignidade e respeito no combate à corrupção e a superação dos grandes problemas da Nação, como saúde, educação e segurança pública. Já é hora dos legisladores federais exercerem seus mandatos como determina a Constituição, o que é um dever de cada um deles. Convido os colegas vereadores a contribuir com esta presidência, para que possamos conduzir a Câmara com responsabilidade e dignidade, para que o nosso trabalho realmente seja proveitoso e traga os melhores resultados para o povo. 
Tendo sido cumpridas as disposições regimentais para esta Sessão, agradeço a presença de todos, dando por oficialmente iniciada a sessão legislativa do ano de 2015, e desde já convoco os ilustres colegas vereadores (as) para a primeira sessão ordinária que será realizada no próximo dia 03 de fevereiro, às 19h, neste local. Renovo a todos, os votos de um ano promissor, que tenham muita saúde e paz, e que a fraternidade seja o lema de cada cidadão, pois desta forma, não existe espaço para a violência e a criminalidade.  Desejo a todos um feliz e seguro retorno aos seus lares.

Prefeito Municipal, Rolf Nicolodelli
Dando continuidade aos pronunciamentos, o prefeito, Rolf Nicolodelli proferiu seu discurso, conforme a seguir:

Boa noite a todos. Tenho certeza de que os vereadores farão o melhor trabalho, sempre voltado para a comunidade. Este é o objetivo da Câmara e do Executivo. Que o grande beneficiado seja ela, pois precisamos mostrar que temos este compromisso e que somos honrados com isso.
No final do ano passado se discutiu muito na FECAM e na AMMVI o que seria o ano de 2015. Eleições passadas, recessões políticas, eleições apertadas no governo federal, mas com tudo isso, se tem certeza de que passaremos por todas as dificuldades quando fizermos um trabalho bem feito, em conjunto e coeso. Fazendo com que este país possa avançar.
Todos nós sabemos da crise mundial que passamos, e isso reflete em nosso município. Mas, feliz é a iniciativa da nossa presidente, de buscar alternativas para melhorar o país. Sabemos que todo o político que se preza abraça esta causa para novamente colocar o Brasil nos trilhos. Pomerode será afetada se algo no governo federal não funcionar. A fatia menor é a que retorna para o município. O que muitas vezes é insignificante para que nós possamos fazer o que a comunidade exige e é merecedora, pois todos pagam impostos e merecem uma vida digna. 
Acreditamos que ao juntar as nossas forças, Executivo e Legislativo, teremos condições de fazer Pomerode crescer. Novamente mostrar que é uma cidade ordeira e de pessoas trabalhadoras. Temos orgulho de Pomerode e temos a obrigação como órgão público de fazer com que a cidade cresça. Tenho a certeza de que em 2015 seremos abençoados. Que a Prefeitura poderá contar com os vereadores assim como ao contrário. 
Só assim, mostraremos à comunidade que não existem demagogias políticas e apenas uma única guerra que é a de atender bem Pomerode. Esse é o intuito de cada um de nós. Quando fomos eleitos assumimos este compromisso com a comunidade. De fazer Pomerode crescer. Deixo esta mensagem, muito positiva, dizendo que vocês poderão utilizar sempre do Executivo por meio dos nossos secretários, para o bem da comunidade, que é a interessada. Tenho certeza de que as pessoas só terá a agradecer. Precisamos colocar o povo em primeiro plano. Tenho certeza de que o nosso bom Deus nos fará entender isso e que nos abençoar ao longo de nossa caminhada. Uma boa noite a todos. 

Vereadora Letícia Volkmann

Após, os presentes acompanharam o pronunciamento da vereadora Letícia Tribéss Volkmann. Segue o texto: 

Nesta primeira sessão do ano de 2015, como prevê o Regimento Interno, tratamos da sessão de instalação em que nós vereadores, dedicamos o nosso pronunciamento ao que desejamos neste novo ano de legislatura.
Os desejos são muitos. Francamente, falamos aqui o óbvio, o que todos esperam ouvir... Palavras bonitas, desejos e felicitações.
As palavras continuam sendo necessárias, mas elas precisam ser colocadas em prática. Há uma descrença cada vez maior da sociedade para com a classe política que pratica a corrupção.
Desejamos saúde! Sem saúde nada somos. A saúde não pode ser comprada e não tem preço. Então, dela precisamos acima de tudo. Desejo saúde também para a nossa cidade, especialmente ao Posto de Saúde Alwin Klotz, que continua com sua estrutura abandonada e sem qualquer ação aparente do Poder Executivo. Desejo saúde também aos sofres públicos que possam continuar bancando os altos valores pagos pelos aluguéis dos prédios alugados, mas que principalmente tenham saúde para solucionar aquele problema.
Desejamos educação! Que todos tenham direito a uma boa educação, desde uma vaga garantida nas creches em nossa cidade até o direito ao ensino em tempo integral. A educação do nosso Município anda bem graças ao esforço dos profissionais que dela fazem parte e a quem precisamos tirar o chapéu.
Desejamos paz! Que todos tenham a tranquilidade de andar nas ruas sem medo de serem assaltados, que possam deixar as suas casas e tenham a confiança de encontrá-las novamente como as deixaram. Que possamos ter a iniciativa de um aperto de mãos e de um abraço ao invés de um ato de violência.
Desejamos sucesso e realizações! Que Pomerode possa finalmente progredir neste ano de 2015 da forma que merece. Que haja progresso e ocorra o investimento necessário para melhorar a infraestrutura de nosso município da forma como o povo merece.
Desejamos esperança e fé! Que nunca se perca a esperança de acreditar em dias melhores e que nunca se perca a fé em Deus de que no final tudo dará certo quando o objetivo é um só. Que Pomerode possa acreditar em dias melhores!
E precisamos acreditar que, acima de tudo, isso é possível!
O meu desejo pessoal para 2015 é que se fale menos e se faça mais. Faz-se necessário um resgate urgente dos valores humanos para a construção de uma sociedade mais justa e consigamos exterminar de vez a corrupção em nosso país. Que consigamos ser exemplos de generosidade, mas não somente através de palavras, mas principalmente através de ações.
Sempre há tempo de acertar, como disse um autor anônimo em sua frase “Preste atenção ao que está fazendo, o ontem já lhe fugiu das mãos, o amanhã ainda não chegou”. Que tenham todos um abençoado 2015.

Vereador Claus Krahn

O vereador Claus Krahn, em seu discurso, desejou a todos os pomerodenses um feliz e próspero Ano Novo e seguiu com seu pronunciamento:

Em todo o começo de ano, temos renovados os anseios e desejos esperançosos de que a nossa cidade tenha o prestígio e atitudes que realmente merece os nossos governantes. Tenho a esperança de que neste ano consigamos ver acontecimentos que engrandeçam a nossa cidade, que melhore a vida da nossa gente. Que beneficiem quem realmente merece e necessita. Quanto mais eu trabalho e fiscalizo, vejo que poderíamos estar no caminho certo, mas só vejo autoritarismo e incompetência. Desejo do fundo da minha alma, que a nossa cidade volte a crescer, volte a prosperar, volte aos bons tempos de exemplar administração. 
Tenho a convicção de que os vereadores coerentes desta Casa continuarão a discutir e aprovar tudo que pode ser bom para a população, como vimos fazendo nestes últimos dois anos. Fazendo uma oposição inteligente e sempre aberta a propostas que sejam realmente cumpridas. 
Pouco conseguimos ver de concreto nestes dois anos, mas quero acreditar que em 2015 o trem bala vai começar a funcionar. Como era pregado nesta Casa no início da Legislatura.
Digo ainda que não vou me calar. Não vou deixar de fazer o meu trabalho, não vou deixar de fiscalizar. Não me submeterei à pressão, venha de onde vier. Não será processo, requerimento ou ofício que vai me calar. Vou continuar na mesma caminhada que venho e, com mais disposição.
Para finalizar, quero aproveitar a presença do senhor prefeito, acontecimento raro nesta Casa, dizer que estou à disposição e meu gabinete está aberto. E, falando em nome do PSDB, quero dizer que estamos disponíveis para discutir propostas e melhorias para todos. 
Espero que seja nomeada pelo Executivo uma pessoa que faça o elo entre a Prefeitura e o Legislativo. Pessoa esta com ética e palavra, que seja competente e, que acima de tudo, não queira prejudicar um ou outro, mas sim, desempenhar suas atribuições com zelo e retidão. 

Vereadora Karin Hoeft

Em seguida, a vereadora Karin Raduens Hoeft seguiu com o seu discurso:

Iniciamos hoje os trabalhos legislativos de 2015, penúltimo ano de nossa legislatura e, ao inicio, quero renovar meus votos de que este ano seja muito positivo para todos, e que possamos ter menos violência mediante a redução da criminalidade, o que é um objetivo comum de todos. Que neste ano possamos pavimentar os caminhos da paz e da fraternidade.
As primeiras notícias do ano, no plano nacional continuam lamentáveis. Com as revelações dos valores astronômicos que alimentaram a corrupção, envolvendo diretores da Petrobrás, políticos, partidos e grandes empresas. Faço este registro com muita tristeza, até porque da parte do Governo não se veem ações enérgicas de combate à corrupção e nem de limpeza dos quadros da Petrobrás, o que é lamentável. Como membros do Poder Legislativo não podemos nos calar diante dessa situação. Devemos fazer nossas críticas e orientando a população, que é a vítima maior desses desmandos e omissão do Governo Federal, para que ela entenda o que está ocorrendo.
Como a vida continua a nível local, devemos somar e dirigir nossos esforços e atenções para manter o desenvolvimento de nossa cidade e a qualidade de vida que desejamos para nós e nossos filhos. Que possamos nos dedicar ainda mais à causa pública e à população, a quem representamos, pois para isso recebemos um mandato.  E que saibamos buscar sempre a inspiração de Deus nesta tarefa e agir com serenidade e firmeza, e contribuir para que a fraternidade esteja em todos.

Vereador Horst Lemke

Prosseguida a sessão solene, o vereador Horst Lemke realizou o seu discurso: 

Com esta sessão especial, a Câmara inicia oficialmente as suas atividades de 2015. Assim, quero saudar meus ilustres colegas e também a comunidade pomerodense desejando que todos tenham um ano feliz e próspero.

Este ano será muito difícil, em razão da grave situação política nacional, motivada pela situação econômica do país, em razão do descontrole financeiro do Governo Federal e das descobertas dos desvios bilionários da Petrobrás e outras empresas, que envolve partidos políticos e membros do Congresso. E o mais lamentável é que a conta mais uma vez vai ser paga pelo povo, pelo trabalhador, pois o Governo que se diz do povo e do trabalhador vai mexer no seguro desemprego, auxílio doença, além de não atualizar o índice do imposto de renda. Isso é a prova das mentiras que a presidente usou na sua campanha, pois ela garantiu ao trabalhador que ninguém mexeria nos seus direitos, e ainda acusou seu adversário dizendo que ele faria isso. Para o sofrido povo é um triste inicio de ano, o que devemos lamentar, pois ainda virá o aumento de gasolina e de impostos. 
Mas tenho certeza que cada um de nós irá se empenhar ainda mais para Pomerode superar esta situação, para que Pomerode não seja prejudicada em sua marcha de progresso e de desenvolvimento.
Com este pensamento, iniciamos os trabalhos deste exercício, com muita motivação, renovando o compromisso que assumimos com nossa população de contribuir para uma cidade sempre melhor. Alegre, feliz e fraterna.

Vereador Marcos Dallmann

O Vereador Marcos Dallmann cumprimentou a todos os presentes e proferiu o seu discurso, conforme segue: 

Quero desejar ao presidente da Câmara um bom trabalho para este ano, com coerência e determinação. Que consiga conduzir todas as atividades com muita determinação, como há dois anos já faz como vereador. No segundo ano, o ex-presidente, vereador Horst Lemke, conseguiu conduzir de uma forma bem melhor do que no primeiro ano, principalmente referente às comissões. Peço que as reuniões com as comissões sejam mais sérias, que trabalhem juntos e que tratem de projetos e assuntos de interesse da comunidade, para que possamos fazer um bom trabalho e que possamos entender os colegas, cada opinião. Muitas vezes há um entendimento e depois, chega na hora do voto, é desanimador. Peço que façamos já desde então um bom trabalho para após, ir ao plenário legislativo. Também que as ações dos vereadores sejam com prudência e coerência, principalmente com inteligência. As palavras são fáceis de serem ditas e não voltam mais. Muitas vezes pode haver um entendimento e não se ter mais retorno. Cada um tem a sua opinião. Vamos respeitá-la, de cada colega, pois com isso faremos um bom trabalho. Sozinho, jamais terei sucesso. O meu êxito será em conjunto com toda a equipe. Temos que trabalhar juntos para o bem da comunidade. Quero desejar a todos um Feliz Ano Novo. Que em 2015 tenhamos muitas surpresas e que seja de grande sucesso. 

Vereador Nelson Fischer

Segue na íntegra o pronunciamento do vereador Nelson Fischer: 

Saúdo a todos neste momento em que iniciamos as atividades legislativas do ano de 2015, e renovo meus votos de um ano novo muito feliz e próspero a todos, desejando muita saúde, paz e fraternidade.
Quero também, ao início oficial dos trabalhos legislativos de 2015, reafirmar o compromisso assumido em minha posse, de atuar de forma segura e serena, respeitando minhas convicções, em favor de nossa cidade e nossa população, de modo a contribuir para o desenvolvimento econômico e social, com qualidade de vida e muita justiça social.
Ser vereador é muito mais do que vir a esta Casa uma vez por semana para participar das sessões. Ser vereador é contribuir diariamente para encontrar as soluções para os problemas urbanos.
Ser vereador é trabalhar muito, se dedicar, manter o respeito com os munícipes e, sobretudo com os colegas vereadores, para que cada sessão seja produtiva e proveitosa, respeitadas as posições partidárias, que são necessárias.
De minha parte torço para que os trabalhos neste ano aconteçam de maneira mais serena e objetiva, com críticas realistas, sem ofensas e insinuações, que não levam a nada. Que se discutam ideias de forma respeitosa e cordial, como determina as normas de decoro.
As atividades legislativas devem ter por objetivo o bem estar da população e o desenvolvimento do município, o que se alcança com o somatório de esforços dos poderes constituídos. É esta a minha esperança.
Gostaria de registrar ainda o sucesso alcançado pela 32ª Festa Pomerana, encerrada domingo passado, que registrou mais de 76 mil participantes, e ofereceu diversas opções de cervejas, inclusive artesanais, e refeições diversificadas, desde pratos individuais ao clássico bufê, com predominância da cozinha alemã. Também a programação cultural foi muito boa, bem como as atividades de tiro; lenhador e serrador de toras, além dos tradicionais grupos folclóricos. A organização chamou a atenção de todos, bem como a segurança conduzida pela Policia Militar. A festa foi de fato um grande sucesso.

Vereador Rafael Pfuetzenreiter

O vereador Rafael Pfuetzenreiter deu continuidade com a solenidade proferindo o seu discurso, conforme segue:

Nesta primeira sessão do ano gostaria de pautar o meu discurso não em águas passadas, no espanto do fracasso do governo federal como muitos já comentaram, pois acredito que os resultados que já eram previstos são nada mais nada menos do que a população já plantou. Gostaria de como o vereador Nelson já fez, de parabenizar a 32ª Festa Pomerana, a todos os organizadores que fizeram o evento acontecer, às entidades, que mais uma vez embelezaram todos os desfiles realizados e também às realezas que representaram muito bem a nossa cidade. Estendo que desejo um bom trabalho para toda a população de Pomerode e que este ano seja de muitas conquistas e realizações. Também estendo este desejo ao governo municipal que tem mais dois anos de muito trabalho e muito a fazer. Não digo isso por causa do prefeito que está aqui em nossa Casa. Desejo sinceramente que os próximos dois anos sejam repletos de realizações e conquistas. Como prefeito e vereadores eleitos pela nossa cidade é a nossa obrigação. Também dou aqui a minha contribuição e certeza de que o Executivo pode contar com os vereadores para todos os projetos que beneficiarão a cidade e a população de Pomerode. No entanto, também a população, demais vereadores e Prefeitura podem contar comigo. Continuarei a fiscalizar atos de ambos os lados, pois também faz parte do meu trabalho e é compromisso com a comunidade de Pomerode. É importante ressaltar que este trabalho seja feito em conjunto. Entre Legislativo e Executivo. E que nestes dois últimos anos em que representamos a nossa cidade, que seja de grandes realizações e que possamos entregar à comunidade grandes projetos. Que possamos beneficiá-la com os votos que nos deram. Por fim, desejo um bom trabalho a todos e, então, mãos à obra. 

Vereador Zauri do Nascimento

Por fim, o vereador Zauri Martins do Nascimento proferiu na tribuna o seu pronunciamento:

Desejo as boas vindas a todos os vereadores, a todas as pessoas que se dedicam e trabalham em prol da nossa cidade. Espero que o nosso retorno aos trabalhos seja diferente do inicio, lá em 2013. Que de 2015 a 2016 possamos fazer o que não foi feito até agora. E que pode ser feito. Acredito que nós, Legislativo e Executivo, temos muita capacidade de colocar ações em prática. O que está faltando é ação. Quero dizer que continuarei e defender aquilo que acho certo e de interesse da comunidade. Deixo as portas abertas ao Executivo, como sempre fiz desde o início do mandato, para ouvir e trazer informações. Que possamos continuar este elo e melhorar ainda mais. A comunidade tem muita esperança de que irá melhor. Eu acredito que Pomerode tem muito a crescer, na continuidade de bons trabalhos que vinham e continuam sendo feitos. A inauguração de uma creche no início deste ano me deixou muito feliz, pois foi a primeira inauguração efetiva que ocorreu e que podemos mostrar para a comunidade. Pensem na importância das obras que beneficiam a todos os pomerodenses. Na alegria nos olhos das pessoas. 
Pomerode é uma cidade industrial, de pessoas que batalham, de população ordeira, de um povo honesto, que trabalha no dia a dia pelo seu próprio dinheiro, que não depende de terceiros para sobreviver. Precisamos trabalhar de forma unida, para fazer a coisa certa, que seja de interesse da população. 
Como um dos representantes do PSDB, junto com demais vereadores desta Casa, gostaria de dizer para a população que pode contar com a Casa Legislativa, em apoio ao Executivo. O que precisamos ter é um pouco mais de entendimento, de humanidade e de respeito. O que não vem tendo neste período, por ambas as partes, sem generalizar.  
Quero parabenizar e desejar às novas realezas da Festa Pomerana que possam representar a nossa cidade, levar o conhecimento, a cultura e o turismo para o âmbito nacional. Também parabenizar a organização da 32ª Festa Pomerana. É claro que sabemos que houve falhas, assim como houve em outras edições, que devem ser corrigidas. Como diz o Vereador Claus, estamos aqui para fiscalizar. Se tiverem falhas vamos apontar e se tiverem coisas boas vamos elogiar. Desejo a todos um bom ano e que a população possa participar mais dos nossos trabalhos, acompanhando mais as sessões legislativas, e terem a sua própria opinião, sem serem influenciadas pelas opiniões dos outros. 

Próxima Sessão
A próxima Sessão da Câmara Municipal de Vereadores será realizada na terça-feira, dia 03 de fevereiro de 2014, às 19 horas. 

Acesse
Acesse as informações e notícias da Câmara Municipal de Vereadores, na íntegra, através do site http://www.cmpomerode.sc.gov.br.

Arquivos


Fotos