SIGA A CÂMARA

Vereador Rafael Pfuetzenreiter (Fitzen) aborda diversos assuntos na última Sessão Ordinária


Data: 22/05/2015

Em seu discurso, realizado na Sessão do dia 19 de maio, o vereador Rafael Pfuetzenreiter (Fitzen) abordou diversos assuntos, dentre eles, a solicitação de melhorias para as praças da cidade, o Posto de Saúde do Centro e a invasão de insetos no município. 

Solicitações para a comunidade
O vereador Rafael Pfuetzenreiter (Fitzen) disse que gostaria de agradecer alguns pedidos que foram atendidos no mês anterior, pelo Executivo. “A roçada da Rua Erwin Scheiwe, o patrolamento da Rua Heinz Klemann e o patrolamento da Rua Heinrich Jandre. E só para informar alguns moradores da Rua Vale do Selke Pequeno, enviei a solicitação para colocação de tubos e, em resposta, o Executivo informou que ainda não há previsão para a colocação no primeiro semestre. Somente no segundo. Agradeço ao Executivo pelos atendimentos, uma vez que o trabalho do vereador é reivindicar pela comunidade”, concluiu. 

Praças
O vereador Fitzen aproveitou para falar em relação às luzes acesas do Posto de Saúde do Centro, que está interditado. “O secretário de Governo disse que irá averiguar e que deve ter ocorrido um erro no sensor de luz. Faço mais uma solicitação, que é dos moradores da região da Praça de Testo Central, que pedem a sua manutenção pelo fato da rede da quadra estar rasgada e o mato tomando conta da areia. Os moradores mencionaram que os postes também necessitam de troca para o bom funcionamento do local. Já existem algum tempo que havia sido feita a solicitação, referente a brinquedos de outras praças, que ainda aguardo pela resposta. Gostaria de incluir a solicitação de instalação de equipamentos de ginástica nesta praça, e também em Testo Rega, que se encontram paradas. Por fim, a comunidade pede nesta mesma praça a instalação de uma torneira, para quem a utiliza”, disse.

Direito do Consumidor
Fitzen apresentou uma grande vitória referente ao direito do consumidor. “Algumas semanas atrás foi divulgado que as operadoras de celulares estavam bloqueando o sinal de internet, após o consumidor chegar ao limite do plano contratado. Em matérias que eu já li em outras sessões, o próprio Ministério Público já havia entrado com uma ação contra estas operadoras e nesta semana, o Procon de Santa Catarina ganhou o processo em termos judiciais. Hoje, qualquer operadora, independente do plano de internet, que o consumidor tenha contratado, cortar este plano, a operadora será multada conforme denuncia ao Procon. Nas propagandas elas diziam que o plano seria reduzido e não cortado. Para quem ainda, após esta decisão judicial, tenha o seu plano cortado, deve se dirigir ao Procon ou ligar para o 3387-7220”, explicou.

Mariposas
O vereador Fitzen relatou que nas últimas semanas, muitas famílias, principalmente as donas de casa se incomodaram com uma praga que vem invadindo as residências. “São mariposas que invadem as nossas residências e ficamos sem saber o que fazer. Pesquisei em alguns locais sobre o que são e o que podemos fazer para nos prevenir. A luz, umidade e o calor são ideais para estas mariposas invadirem as casas. A principio elas não representam nenhum risco para a nossa saúde, é uma praga maléfica que invade as casas, onde largam os seus ovos em tecidos, couros, cortinas e carpetes. Estes danos podem causar por muitas semanas, a eclosão das lagartas. Por isso, é tão importante prevenir a propagação destas mariposas. Uma pequena manifestação destes animais pode ser tratada com produtos encontrados no comércio, mas uma infestação muito grande requer geralmente assistência profissional. Os principais sinais de mariposas em residências são as larvas que são semelhantes as das moscas. Os invólucros sedosos onde as mariposas vivem, e as bundas que são os casulos de seda, onde as larvas se transformam em mariposas. Estes são sinais que as donas de casa podem encontrar em tecidos e nos guarda roupas de cada residência. Existem quatro tipos de mariposas: a de roupa comum, a de roupa, a branca doméstica e a doméstica. A última é que existe em grande quantidade. É difícil impedirmos que mariposas entrem em nossas casas. O ideal é fechar ou colocar cortinas, e colocar telas nas janelas que estejam abertas durante a noite. Elas são atraídas pelas luzes. As áreas de maior risco são os quartos poucos utilizados, debaixo das camas, armários e roupeiros pouco utilizados também. Os sótãos também são focos, pois as mariposas são atraídas pelo escuro. O vestuário sujo também é foco para estas mariposas. Lave sempre o vestuário antes de usar. Se guardar produtos têxteis por longo período de tempo, guardar em sacos plásticos ou malas bem fechadas. Não existe um método de prevenção para que entrem nas casas, mas tomar o cuidado para manter os locais limpos, fechar as janelas e protegê-las pode evitar a invasão destes animais”, finalizou. 



Fotos